Há 24 anos morria o lendário produtor Albert R. “Cubby” Broccoli

0

No dia 27 de Junho de 1996, morria Albert. R. Broccoli, um dos responsáveis por levar as aventuras do personagem mais icônico do cinema, dos livros de Ian Fleming até as telas de cinema.

Albert Romolo “Cubby” Broccoli nasceu em Long Island nos Estados Unidos, no dia 5 de abril de 1909, e levou às telas mais de quarenta filmes. Cubby começou a carreira como assistente de produção de filmes produzidos pelo milionário Howard Hughes, sendo depois, Assistente de Direção, Agente de Artistas, Diretor e finalmente Produtor.

Foi então em 1950, que Broccoli resolveu mudar-se para Londres, aproveitando o incentivo financeiro que o governo inglês dava na época para filmes produzidos no Reino Unido com atores ingleses.

Albert R. Broccoli e seu parceiro Harry Saltzman no escritório da EON Productions em 1965 © Foto: Paul Popper / Getty Images

Albert R. Broccoli e seu parceiro Harry Saltzman no escritório da EON Productions em 1965 © Foto: Paul Popper / Getty Images

Junto com seu então sócio Harry Saltzman, Cubby comprou os direitos de filmagem dos livros de Ian Fleming  e a partir de 1962 produziu dezessete filmes do personagem James Bond, transformando a saga literária de espionagem, na mais longa, lucrativa e bem sucedida franquia na história do cinema.

Cubby também foi quem descobriu Sean Connery para interpretar Bond na primeira aventura da série, e trabalhou com quatro dos atores que o substituíram em seguida, escolhidos pessoalmente por ele. Com o afastamento de Saltzman da produção na década de 1970, ele continuou a produzir os filmes sozinho até sua morte em 1996. A partir daí, a EON Productions, produtora criada por ele e Saltzman, ficou a cargo da sua filha Barbara e seu enteado Michael G. Wilson, colaboradores do pai desde a adolescência nos filmes de Bond.

Em 1982, durante a  54ª cerimônia do Oscar, recebeu o Prêmio Irving Thalberg da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles, por sua carreira no cinema.

Cubby morreu em casa em Beverly Hills na Califórnia, aos 87 anos, vítima de um ataque cardíaco, um ano após o lançamento de 007 Contra GoldenEye e durante a pré-produção de 007 – O Amanhã Nunca Morre.

Sobre o Autor

Avatar

Criador e editor do site James Bond Brasil, Marcos Kontze é jornalista e fã do personagem há 22 anos, desde o lançamento do game "GoldenEye 007" para Nintendo 64 em 1997. Para Marketto (como também é conhecido), o melhor filme da série é "007 - O Mundo Não É O Bastante", o primeiro que assistiu no cinema...sete vezes.

Translate »