Monty Norman

Morre Monty Norman, o compositor do tema de James Bond

Obituário Por jul 11, 2022 Sem Comentários

O compositor e letrista Monty Norman, autor do clássico James Bond Theme, um dos temas mais icônicos do cinema, morreu nesta segunda-feira (11) aos 94 anos. A notícia foi confirmada pela família.

Seu clássico tema de James Bond foi encomendado por Albert R. Broccoli e Harry Saltzman para o primeiro filme do personagem, 007 Contra O Satânico Dr. No em 1962. E deste então, foi usado ao longo dos 60 anos da franquia.

Para a música, o compositor tirou a poeira de uma de suas composições anteriores — Bad Sign, Good Sign — de uma produção abandonada, e a reescreveu com agente secreto em mente.

httpvh://www.youtube.com/watch?v=ElFRXFKgGZo

Depois de mudar o riff principal de uma cítara para uma guitarra elétrica, Norman sabia que havia capturado a essência do personagem 007: “Sua sensualidade, seu mistério, sua crueldade – está tudo lá em algumas notas”, lembrava Monty Norman.

Underneath The Mango Tree

Norman também escreveu “Underneath the Mango Tree”, a doce canção que acompanha a famosa apresentação da personagem Honey Ryder (Ursula Andress) em 007 Contra O Satânico Dr. No.

Ao longo dos anos, a autoria da James Bond Theme foi motivo de dúvidas e disputas judiciais. Muitos pensavam que o compositor John Barry, que apenas orquestrou a canção, também seria o autor da mesma, sendo até creditado em algumas publicações como o compositor principal, para desgosto de Monty.

Em 2001, inclusive, Norman venceu uma disputa judicial contra o The Sunday Times, que alegava que ele não teria composto a música. Monty Norman venceu o caso de difamação, e embolsou 30 mil libras.

Em uma carreira variada, Norman também cantou com grandes nomes como Harry Secombe, Peter Sellers, Spike Milligan e Tommy Cooper.

Ele também escreveu a música para o filme “O Monstro de Duas Caras”, “O Dia em Que a Terra Se Incendiou”, “Call Me Bwana” da EON Productions, e a minissérie de TV “Dickens of London”.

Sem Comentários

Deixe uma resposta

Translate »