Produtor musical George Martin morre aos 90 anos

Obituário Por mar 09, 2016 Sem Comentários

A quarta-feira amanheceu cinzenta para o mundo da música. George Martin, produtor musical responsável por transformar os Beatles em grandes estrelas, morreu aos 90 anos. A notícia foi dada pelo ex-baterista da banda, Ringo Starr, em seu Twitter. Martin também produziu e compôs a trilha sonora de Com 007 Viva e Deixe Morrer, de 1973.

George Martin, 1926 - 2016 © Getty Images UK

George Martin, 1926 – 2016 © Getty Images UK

Conhecido como “o quinto Beatle”, Martin era chefe do selo Parlophone (uma divisão da EMI) e contratou a banda em 1962, que logo em seguida estourou no mundo todo e virou a febre que todo mundo conhece. Nos oito anos seguintes, produziu quase todos os álbuns dos Beatles, e teve papel fundamental no acabamento das músicas, chegando a tocar teclado em algumas das canções da banda. Na época, chegou a declarar que os garotos de Liverpool não eram tão bons: “Eles eram estridentes. Não muito afinados”.

jbbr_ost_laldFoi o primeiro compositor da série a substituir John Barry, e além de ter sido responsável pela elogiada trilha sonora do filme que marcou a estreia de Roger Moore no papel de Bond, Martin também produziu a música “Goldfinger” de Shirley Bassey em 1964. Antes disso, foi ele quem assinou o contrato de Matt Monro com a EMI para “From Russia With Love”, tema do segundo filme da série, Moscou Contra 007.

Vencedor de 6 Grammy’s, George Martin produziu mais de 700 álbuns ao longo de sua carreira de cinco décadas. Seu vasto conhecimento técnico e ousadia pela experimentação permitiram que produzisse sons inovadores, com o uso de equipamentos que músicos modernos considerariam primitivos para a época. Trabalhou com artistas como Rolling Stones, Dire Straits, Celine Dion e Sting.

George Martin e Paul McCartney © AFP

George Martin e Paul McCartney © AFP

Pelo Twitter, Sir Roger Moore postou: “Muito triste acordar com a notícia de que Sir George Martin nos deixou. Ele fez o meu primeiro filme de Bond soar brilhante”.

Martin morreu na noite desta terça-feira, 8, aos 90 anos. As causas de sua morte não foram divulgadas. █

Sem Comentários

Deixe uma resposta

Translate »