Morre a ex-Primeira-Ministra Britânica Margaret Thatcher.

Obituário Por abr 08, 2013 Sem Comentários

Morreu nesta segunda-feira (8) aos 87 anos Margaret Thatcher, primeira mulher a se tornar Primeira-Ministra Britânica, cargo no qual ficou por três mandatos consecutivos, entre 1979 e 1990. Segundo seu porta-voz, a “Dama de Ferro”, como era conhecida, sofreu um derrame.

“É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciaram que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu em paz após um derrame nesta manhã”, afirmou o lorde Tim Bell, porta-voz da família.

Thatcher foi a primeira e até agora única mulher a ser PM no Reino Unido. Ela liderou os conservadores a três vitórias eleitorais, governando de 1979 a 1990, o maior período contínuo no governo para um primeiro-ministro britânico desde o início do século 19.

Em 1981, no filme 007 – Somente Para Seus Olhos, a atriz e comediante inglesa Janet Brown  fez uma ponta como Margaret Thatcher no filme estrelado por Roger Moore.

Relembre a cena abaixo:

httpvh://www.youtube.com/watch?v=Hf67SPzC3tQ

A política se retirou da vida pública em 2002, quando já apresentava lapsos de memória e sinais de demência. Nos últimos dez anos, Thatcher sofreu vários derrames e foi hospitalizada por diversas vezes.

O atual Primeiro-Ministro Britânico, David Cameron, afirmou pelo Twitter que Margaret Thatcher era uma grande britânica.

“Com muita tristeza que fiquei sabendo da morte da Lady Thatcher. Nós perdemos uma grande líder, uma grande premiê e uma grande britânica”, escreveu. █

Sem Comentários

Deixe uma resposta

Translate »