Artigo do jornal Valor Econômico cita James Bond Brasil.

James Bond Brasil Por jun 18, 2012 1 Comentário

Um artigo publicado nesta Segunda-feira no jornal Valor Econômico cita o site James Bond Brasil e este que voz fala escreve, em uma matéria sobre a relação das diversas marcas com a franquia James Bond, e qual o impacto do marketing inserido nos filmes da série. Confira o texto completo escrito pelo jornalista Edson Valente.

O conceito de merchandising adquire proporções bem particulares quando se trata de James Bond, o lendário agente 007 criado pelo escritor britânico Ian Fleming (1908-1964) e que comemora seu cinquentenário no cinema em 2012.

A cena desse filme que associa um personagem a determinadas marcas poderia ser narrada da seguinte maneira: Bond abre a porta do Aston Martin, consulta seu relógio Omega de pulso e, depois que entra no bar, pede ao garçom uma Heineken.

A fabricante da bebida, aliás, protagonizou recentemente certa celeuma quando se soube que, no 23º longa da franquia, 007 – Operação Skyfall, dirigido por Sam Mendes e com estréia agendada para 2 de Novembro no Brasil, o espião britânico divide as atenções etílicas entre seu tradicional dry martini, cuja receita se tornou um clássico – o drinque de vodca é batido, não mexido -, e a cerveja.

“Não se trata de trocar uma bebida por outra”, afirma Daniela Cachich, diretora de marketing de marcas premium da Heineken. “Se buscarmos a história de James Bond, encontraremos muitos momentos em que 007 está bebendo cerveja, como em ‘Goldfinger’ e ‘Os Diamantes São Eternos’. Em ‘007 – A Serviço Secreto De Sua Majestade’, ele bebe cerveja com amigos em sua despedida de solteiro. Assim, não é surpresa que um moderno e contemporâneo James Bond possa consumir o produto de vez em quando”, afirma.

A associação da marca com o agente já contabiliza seis superproduções, incluindo 007 – Operação Skyfall. Desta vez, os laços se estreitaram ainda mais. Daniel Craig, ator que interpreta o agente no filme, estrelará também a campanha promocional mundial da cerveja, iniciativa de marketing inédita dessa parceria.

A empresa não divulga números do investimento, mas se diz bastante alinhada com as características da série. “A marca e o personagem têm a internacionalidade como um tema comum”, diz Daniela. “A Heineken busca se conectar com seus consumidores por iniciativas em que eles sintam que podem se apropriar da personalidade da marca para elevar a sua própria personalidade. O patrocínio aos filmes reforça esse posicionamento.”

Se os seguidores de Bond querem, em alguma medida, fazer parte do universo de Bond – que agrega as mais belas mulheres, as mais emocionantes aventuras, carrões e boas bebidas -, é bastante lógico que tantas empresas busquem vincular seus nomes ao dele, atraídas por um séquito de fiéis consumidores de produtos com a insígnia do espião.

“A franquia de filmes James Bond é um mito por si só”, afirma Marcelo Santos, da Panini Brasil, que lançou a coleção 007 – Os Carros James Bond em 2010 (www.jamesbondcars.com.br), composta por fascículos com miniaturas dos automóveis utilizados pelo ídolo. “Acredito que qualquer produto relacionado à franquia já chegue carregado de história, tradição, elegância, momentos clássicos, aventura e romance.”

Santos classifica o perfil dos colecionadores das miniaturas – estima que sejam entre 4.000 e 5.000 no país – como predominantemente masculino, com mais de 25 anos, “detalhista e perfeccionista”.

A descrição, na verdade, coincide com a do fã do personagem em geral. “É alguém de classe social mais alta, um público sofisticado que quer consumir o que há de melhor”, diz Alexandre Moreno, gerente sênior de marketing da Fox-Sony Pictures Home Entertainment Brasil. “Desde que surgiu, a franquia Bond tem um posicionamento de marca bem sólido.”

E resultados de bilheteria à altura dos bólidos que o galã dirige e das garotas que conquista. Estima-se que seus filmes tenham arrecadado, no total, cerca de US$ 12 bilhões nas salas de exibição ao redor do mundo.

A galeria de patrocinadores atrelados a esse sucesso é extensa e, além dos já mencionados, inclui Coca Zero, Land Rover, Bollinger (champanhe), Smirnoff, Sony Electronics e Swarovski, entre outros.

Além dos entusiastas de maior poder aquisitivo, 007 atrai também grupos de apaixonados de caráter mais nerd, assemelhados aos fãs de sagas como “Guerra Nas Estrelas”, afirma Moreno. Eles se encontram nas redes sociais para celebrar datas comemorativas e discutir nuances das produções.

Há colecionadores que criaram sites para divulgar sua memorabilia. Os mais incensados pelos apreciadores são o do suíço Michael Hackl (www.007collector.com/bond) e o do americano David Zaritsky (www.freewebs.com/zaritsky), que, entre outras raridades, cataloga roupas usadas por Bond ao longo dos anos.

Também são muitos os portais constituídos por aficionados para compilar informações e comentar novidades. Entre os brasileiros se destaca o do gaúcho Marcos Kontze, James Bond Brasil (https://www.jamesbondbrasil.com). Ele conta que travou o primeiro contato com 007 por meio do game GoldenEye 007 para o console Nintendo 64, em 1997.

“A principal razão do interesse de empresas de diferentes mercados em James Bond se dá pelo fato de o personagem ser atemporal, alcançando mundialmente não apenas um só público-alvo”, conta. “Telespectadores, fãs ou não, que acompanharam o início da série cinematográfica em 1962 continuam até hoje indo ao cinema para ver os novos filmes.”

Na visão de Kontze, a exposição mercadológica se estabeleceu como uma particularidade indissociável das tramas. “O marketing nos filmes da série já é tradição. Presente desde o primeiro longa, tornou-se um dos tantos elementos que fazem parte de toda a história de James Bond, agindo como um grande influenciador para os fãs e espectadores em geral. Celulares, relógios e roupas são constantemente anunciados nos filmes e lançados para venda junto com a estreia dos mesmos.”

E, acrescenta, são componentes que até colaboram com o desenvolvimento dos roteiros, sem exercer qualquer tipo de influência indesejada na personalidade do agente. “Há marcas que, ao terem sido utilizadas para promoção, também ajudaram a salvar o personagem de situações de risco. Em ‘007 – O Amanhã Nunca Morre’, de 1997, ele usa um celular Sony Ericsson para invadir o escritório de um dos vilões e posteriormente escapa pilotando seu BMW 750i por controle remoto pelo celular.”

De olho na fidelidade de tão vasto leque de admiradores, a Fox não quer ficar de fora da festa das bodas de ouro. Em 19 de Setembro, lançará uma caixa com os 22 filmes de Bond em Blu-ray e mais de 122 horas de extras. O Box está em pré-venda no site da Livraria Cultura (www.livrariacultura.com.br) por R$ 699,90.

A Omega, por sua vez, sai com uma tiragem limitada a 5.007 unidades de um novo modelo de relógio, o Omega Seamaster Planet Ocean 600M Skyfall, que promete suportar aventuras submarinas a até 600 metros de profundidade.

Lançado em Maio de 2000 como resultado da união do Grupo Folha e das Organizações Globo, o jornal Valor Econômico se tornou em pouco tempo uma das mais importantes referências jornalística do mundo da economia, dos negócios e das finanças no país. Com circulação nacional, o jornal é reconhecido pela qualidade de seu conteúdo editorial, linguagem atraente, visual elegante, abordagem equilibrada das notícias, profundidade analítica e excelência de seus articulistas.

Além da cobertura nacional e internacional e da produção periódica de relatórios temáticos especiais, o Valor Econômico reproduz reportagens e artigos de publicações renomadas da imprensa estrangeira. Fazem parte da relação: The New York Times, Financial Times, Wired, Michelin, Der Spiegel, Harper’s Magazine, Fast Company, The New York Times Book ReviewThe Atlantic Monthly. Semanalmente, o jornal publica com exclusividade suplementos especiais com uma seleção dos melhores textos das revistas The Economist e Business Week. █

1 Comentário

  1. Patthy disse:

    Isso tudo é a recompensa por seu trabalho e dedicação Marketto. Parabéns de novo. Bjs

Deixe uma resposta

Translate »