Carro voador inspirado em 007 será comercializado nos EUA.

0

Em 1974 no filme de 007 Contra O Homem Da Pistola De Ouro, o vilão Francisco Scaramanga escapava em um carro voador. O veículo era modificado através do painel do seu coupê AMC Matador. Assim como diversas outras peripércias dos filmes de Bond, que até então eram impossíveis, desta vez, mais uma delas vira realidade, o carro voador.

Há anos atrás, esse tipo de engenharia alimentava a imaginação sonhadores, e é claro, de Hollywood. “Sempre foi, e continuará sendo, o sonho de qualquer mecânico”, disse Tyghe Trimble, editor online da revista Popular Mechanics. “As pessoas estão tentando encontrar esse Cálice Sagrado”. Mas parece que, agora, ele está cada vez mais próximo.

O TG Daily deu as boas novas: o modelo Transition Roadable da empresa especialista em veículos voadores Terrafugia recebeu concessão da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), órgão responsável pela segurança do trânsito dos Estados Unidos, e está liberado tanto para voar como para utilizar as rodovias americanas legalmente.

No mês passado, o Terrafugia Transition chegou aos céus para um rápido, mas bem-sucedido, vôo teste em Plattsburgh, Nova York. Projetado com asas dobráveis, podendo ser transformado de um carro de dois lugares em um avião em apenas 15 segundos, o Terrafugia ja poderá ser comercializado no final do ano que vem.

“Este voo é o símbolo de uma nova liberdade na aviação”, disse o diretor executivo da Terrafugia, Carl Dietrich, chefe do grupo de engenheiros do Massachusetts Institute Of Technology que projetou o carro.

O curioso transporte feito de policarbonato alcança quase 200 KM/h e tem tanque com capacidade para 75 litros de combustível. O custo do veículo estará em torno de US$ 200 mil dólares. Caso alguém se interesse pela compra, basta acessar o link e reservar seu carro voador. Veja como veículo funciona no vídeo abaixo:

Não é de hoje que essa liberdade vem sendo buscada. Em 1917, Glenn Curtiss, um pioneiro da aviação construiu o que é considerada a primeira tentativa séria de se construir um carro voado. Infelizmente o seu enorme Autoplane, de três asas, não deu mais do que um pequeno salto.

“Já foram criados 104 carros voadores”, disse John Brown, editor chefe do website Roadable Times, “e nenhum deles funcionou”. Segundo ele, há uma série de problemas que ainda não foram superados, como, por exemplo o fato de que carros e aviões têm motores completamente diferentes, ou de que a aerodinâmica do carro é construída para aderir ao solo, exatamente o contrário do avião. Mas ele se diz otimista sobre o futuro.

“Nos próximos cinco anos, o mundo terá um avião funcional que poderá ser usado para se trafegar ida e volta para o trabalho. Não vai demorar.”

Sobre o Autor

Avatar

Criador e editor do site James Bond Brasil, Marcos Kontze é jornalista e fã do personagem há 22 anos, desde o lançamento do game "GoldenEye 007" para Nintendo 64 em 1997. Para Marketto (como também é conhecido), o melhor filme da série é "007 - O Mundo Não É O Bastante", o primeiro que assistiu no cinema...sete vezes.

Translate »