James Bond Day

Há 60 anos, o primeiro filme de James Bond era lançado nos cinemas

60 Anos Por out 05, 2022 Sem Comentários

O James Bond Day é uma celebração anual da franquia 007 realizada sempre no dia 5 de outubro, a data da estreia mundial do primeiro filme de James Bond,  007 Contra O Satânico Dr. No, em 1962. 

Em 1961, o produtor americano Albert R. ‘Cubby’ Broccoli queria levar os romances de James Bond escritos por Ian Fleming para as telas. Em parceria com o produtor canadense Harry Saltzman, que havia adquirido os direitos da série, Broccoli conseguiu o financiamento da United Artists, levantando US$ 1 milhão para levar 007 às telonas.

Inicialmente, Broccoli e Saltzman queriam que 007 Contra A Chantagem Atômica (Thunderball) fosse a primeira aventura de Bond. Mas a ideia foi interrompida por questões de direitos autorais, com isso, os produtores se voltaram para Dr. No, o sexto romance de Fleming que apresentava uma história atual (a corrida espacial) e muita ação, tudo ambientado em um locais deslumbrantes. Para a direção do filme, foi escolhido o cineasta Terence Young, o qual Broccoli sabia que seria capaz de trazer a elegância e o estilo necessário, marcas registradas do personagem.

007 Contra O Satânico Dr. No © 1962 Danjaq LLC, United Artist Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Para adaptar o roteiro, foram chamados Wolf Mankowitz e Richard Maibaum. que deixaram a escrita parecida com o que Fleming havia criado nas páginas do livro. Na trama, James Bond (Sean Connery) é enviado à Jamaica para investigar a suspeita do assassinato de um colega. Bond, com a ajuda do agente da CIA Felix Leiter (Jack Lord) e do nativo Quarrel (John Kitzmuller), segue uma trilha que o leva ao cientista Dr. No (Joseph Wiseman). Chegando na ilha particular de Dr. No, Crab Key, Bond encontra a colecionadora de conchas Honey Ryder. Ambos acabam sendo capturados pelos seguranças de Dr. No, e Bond acaba descobrindo o plano do cientista em destruir o programa espacial dos Estados Unidos, como um primeiro passo para a dominação mundial. Bond empurra Dr. No, jogando-o no reator nuclear, e resgata Honey antes que a ilha exploda.

007 Contra O Satânico Dr. No © 1962 Danjaq LLC, United Artist Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Antes de escalar o ator para o papel principal, os produtores consideraram grandes nomes da época como Richard Burton, James Mason e Cary Grant, que havia sido padrinho de casamento de “Cubby”. Quando Mason e Grant se recusaram a assinar o contrato para mais de um filme, Broccoli e Saltzman foram atrás de um desconhecido, descobrindo um jovem ator escocês chamado Sean Connery. O diretor Terence Young, que já havia trabalhado com Connery, foi o responsável em ensinar o ator a usar ternos elegantes, escolher comidas caras e vinhos finos. O papel acabou se encaixando como uma luva.

007 Contra O Satânico Dr. No © 1962 Danjaq LLC, United Artist Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Para Honey Ryder, os produtores escalaram a atriz sueca Ursula Andress, que assumiu o papel a pedido de seu marido John Derek. Para interpretar o papel principal do Dr. No, o próprio Ian Fleming sugeriu o amigo e dramaturgo Noel Coward. Mas Coward enviou uma resposta tipicamente espirituosa por telegrama: “Caro Ian, a resposta ao Dr. Não é Não! Não! Não!” Os produtores finalmente escalaram o ator de teatro de Nova York, Joseph Wiseman.

As filmagens de 007 Contra O Satânico Dr. No começaram na Jamaica em 16 de janeiro de 1962 antes de se mudar para Pinewood, para filmar as cenas internas. Da sequência do títulos de Maurice Binder aos sets de Ken Adam e ao tema de Monty Norman arranjado por John Barry, o filme estabeleceu muitos dos elementos agora associados à série. Igualmente inovador foi o senso de ritmo e ação do filme. “O segredo das lutas de James Bond é que elas são dramáticas, mas nunca reais o suficiente para serem violentamente repugnantes”, disse o coordenador de dublês Bob Simmons.

007 Contra O Satânico Dr. No estreou na Inglaterra no dia 5 de outubro de 1962, recebendo grande elogio da crítica e sucesso de bilheteria. Um novo herói cinematográfico nasceu, e agora o 5  de outubro ficou conhecido como o James Bond Day.

Via 007.com

Sem Comentários

Deixe uma resposta

Translate »