Roger Deakins recebe o título de Sir, na Inglaterra

0

O renomado diretor de fotografia Roger Deakins foi condecorado essa semana pelo príncipe Charles, pelos serviços prestados para a indústria do cinema, e se tornou o primeiro cinematógrafo da história a ser condecorado na Inglaterra.

Sir Roger Deakins

Roger Deakins sendo condecorado pelo Príncipe Charles © GettyImages

Natural da cidade inglesa de Devon, agora Sir Roger Deakins, 72, é considerado um dos maiores diretores de fotografia de todos os tempos. Já foi indicado ao Oscar 15 vezes na categoria de Melhor Fotografia, e levou a estatueta pela primeira vez em 2018 pelo filme “Blade Runner 2049”.

Deakins começou sua carreira na década de 1970, e ao longo dos anos foi o responsável pela fotografia de clássicos como “1984”, “Um Sonho De Liberdade”, “Onde Os Fracos Não Têm Vez”, “Fargo”, entre outros.

Em 2012, trabalhou ao lado de Sam Mendes em 007 – Operação Skyfall, indicado ao Oscar daquele ano como Melhor Fotografia. A parceria de longa data rendeu outra estatueta para Deakins pelo filme “1917”. Atualmente, repetem a colaboração no ainda inédito “Empire Of Light”.

Sir Roger Deakins

Sir Roger Deakins © GettyImages

Em um comunicado, Deakins disse que o título de cavaleiro era “uma honra incrível que deve ser compartilhada com minha equipe e colaboradores”. O diretor de fotografia continuou dizendo que seus colaboradores são “a razão pela qual fui capaz de fazer o que fiz. É um reconhecimento maravilhoso que todos compartilhamos”.

Sobre o Autor

Marcos Kontze é jornalista e mestre em Cinema. Em 2011, criou o site James Bond Brasil, por meio do qual participou da cobertura de eventos nacionais e internacionais na Suécia, México, Noruega e Inglaterra. Em 2015, foi o único criador e editor de um site sobre o personagem no mundo a ser convidado para o set de filmagens de 007 Contra SPECTRE, 24º filme da franquia. Em 2019, marcou presença como speaker principal em um congresso exclusivo sobre a franquia em Madri.

Translate »