Morre aos 93 anos o ator Louis Jourdan, vilão de “007 Contra Octopussy”

Obituário, Últimas Notícias Por fev 17, 2015 Sem Comentários

O ator Louis Jourdan, conhecido na franquia James Bond como o vilão Kamal Khan de 007 Contra Octopussy, morreu no domingo (15) em sua casa, em Los Angeles. Segundo seu biógrafo, o ator morreu de causas naturais.

Kamal KhanNascido em Marselha no dia 19 de junho de 1921, Jourdan se educou na França, na Inglaterra e na Turquia e estudou interpretação na famosa escola de Arte Dramática de René Simon.

Quando jovem, trabalhou em várias comédias românticas e dramas em seu país, mas durante a ocupação alemã, depois que seu pai foi detido pela Gestapo, se negou a participar em filmes com propaganda nazista.

Em 1948, o produtor e roteirista David O. Selznick o convidou para participar de uma produção de Hollywood em “Agonia de Amor”, dirigida por Alfred Hitchcock e protagonizada por Gregory Peck e Ann Todd, filme no qual interpretou um papel secundário.

A partir daí, se transformou em um rosto habitual dos filmes da era dourada de Hollywood, fazendo papéis de galã francês e trabalhando junto com atrizes como Gina Lollobrigida, Joan Fontaine, Marie Laforet, Grace Kelly e Shirley MacLaine.

Entre os filmes que protagonizou se destacam o musical “Gigi” (1958), “Can-Can” (1960), “A Vingança de Monte Cristo” (1961), “Feita em Paris” (1966), “Julie” (1956) e “To Die in Paris” (1968), entre muitas outras.

Já mais velho, começou a fazer papéis de vilão, como em 007 Contra Octopussy (1983) e em “O Homem da Máscara de Ferro” (1977), com Richard Chamberlaine.

Abaixo, uma das clássicas cenas do ator na pele de Kamal Khan em 007 Contra Octopussy:

httpvh://www.youtube.com/watch?v=CCPDUXbLqVk

Em 2010 recebeu a Legião de Honra, a máxima condecoração da França. Sua esposa, Berthe Frederique Jourdan, com quem esteve casado por mais de 60 anos, morreu no ano passado. █

Sem Comentários

Deixe uma resposta

Translate »