Chefes da espionagem britânica interrogados em público nesta Quinta-feira.

0

Os responsáveis pelas três agências de inteligência britânicas enfrentam nesta Quinta-feira (07) um interrogatório televisionado sem precedentes em meio à inquietação gerada pelas revelações do americano Edward Snowden sobre seus programas de espionagem em massa.

A audiência parlamentar da tarde desta Quinta-feira reunirá pela primeira vez em público Andrew Parker, diretor do serviço de inteligência interno MI5, John Sawers, seu colega do MI6, o serviço exterior, e Iain Lobban, responsável pela agência de escutas GCHQ (Government Communications Headquarters, central de comunicações do governo).

A sua presença ante o comitê de inteligência e segurança permitirá uma avaliação incomum dos líderes da espionagem britânica, que costumam responder em particular por confidencialidade, o que nos faz lembrar a já clássica cena de 007 – Operação Skyfall onde “M” é interrogada.

O responsável pelo GCHQ será provavelmente quem enfrentará as perguntas mais severas, já que os documentos vazados por Snowden sugerem que existe uma estreita colaboração entre este organismo e seu correspondente americano, a Agência de Segurança Nacional (NSA), para ter acesso às comunicações de cidadãos comuns.

Andrew Parker, o responsável pelo MI5, acusou Snowden de dar um presente aos terroristas com seus vazamentos.

Mas Glenn Greenwald, o jornalista americano que colaborou com Snowden para publicar parte de suas revelações no jornal britânico The Guardian, negou ter feito algo que prejudicasse a segurança nacional.

Greenwald declarou à BBC em relação à audiência desta quinta-feira: “O sistema falhou na hora de exercer responsabilidades significativas, porque havia um sistema de espionagem em massa que os povos americano e britânico não tinham ideia que havia sido construído em seu nome e com seu dinheiro”.

Com informações AFP. █

Sobre o Autor

Avatar

Criador e editor do site James Bond Brasil, Marcos Kontze é jornalista e fã do personagem há 22 anos, desde o lançamento do game "GoldenEye 007" para Nintendo 64 em 1997. Para Marketto (como também é conhecido), o melhor filme da série é "007 - O Mundo Não É O Bastante", o primeiro que assistiu no cinema...sete vezes.

Translate »