“007 – Operação Skyfall” e “Intocáveis” fazem desempenho de filmes da União Europeia ser o melhor em 12 anos.

007 - Operação Skyfall Por maio 07, 2013 Sem Comentários

O último filme de James Bond, 007 – Operação Skyfall, foi o principal responsável para que filmes produzidos na União Europeia atingissem a maior participação no mercado cinematográfico europeu em 12 anos. Com alta de 12% em 2012, os filmes da UE representaram 33,6% dos ingressos vendidos no continente no ano passado, a melhor marca desde o ano 2000. As informações são do site Deadline.

De acordo com o Observatório de Cinema Audiovisual Europeu, 007 – Operação Skyfall, coprodução majoritariamente britânica que também contou com participação americana,  foi o filme europeu mais visto no continente em 2012, com 44,38 milhões de ingressos vendidos, seguido por duas produções francesas.

“Intocáveis”, que conta a história de amizade entre um tetraplégico e um imigrante africano contratado para ajudá-lo, teve 24,07 milhões de bilhetes comercializados, ficando na segunda colocação, e “Busca Implacável 2”, no qual um agente aposentado da CIA e sua mulher são sequestrados, foi o terceiro colocado, visto nos cinemas por 10 milhões de europeus.

Apesar de o total de ingressos vendidos no continente ter caído no ano, a receita com bilheteria atingiu um recorde de 6,48 bilhões de euros, graças à alta do preço dos bilhetes e um aumento de produções 3D.

Os filmes americanos – mais vistos pelos europeus – aumentaram sua participação no mercado cinematográfico do continente para 62,8%, ainda longe dos 68,4% atingidos em 2010. “A Era do Gelo 4”, “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” e “A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2” foram os hollywoodianos mais assistidos na Europa em 2012.

No Reino Unido, 007 – Operação Skyfall foi o filme britânico mais assistido de todos os tempos, mas a venda total de ingressos ficou estável no país. Na Espanha em crise, o comércio de bilhetes caiu 4,8%. A França também viu uma queda de espectadores de 6,3% nas salas em 2012, depois que 2011 registrou a maior presença em cinemas dos últimos 45 anos. Alemanha, Finlândia, Suécia, Dinamarca e Romênia registraram aumento de presença nos cinemas.

Daniel Craig, atual intérprete do personagem desde 2006 com 007 – Cassino Royale, já tem contrato assinado para estrelar mais dois filmes da franquia.

Com informações UOL Cinema. █

Sem Comentários

Deixe uma resposta

Translate »