Garrafa de famoso uísque escocês que aparece em “007 – Operação Skyfall” é leiloada em Londres.

007 - Operação Skyfall Por abr 22, 2013 Sem Comentários

Na última Quarta-feira (17), foi arrematado na famosa casa de leilões Sotheby’s, em Londres, uma garrafa do uísque The Macallan 1962, de sua coleção de garrafas raras, a Fine And Rare Collection. A garrafa, que aparece em 007 – Operação Skyfall, foi leiloada por £ 9.635 mil libras (aproximadamente 30 mil reais), e em seu rótulo inclui a assinatura de Daniel Craig, Javier Bardem e Bérénice Marlohe.

Todo o lucro obtido da venda deste lote beneficiará o Fundo da Agência de Inteligência do Governo Inglês (o GC Fund), que dá apoio aos atuais e antigos funcionários da agência, o Government Communications Headquarters (GCHQ, na sigla em inglês), que estiverem enfrentado dificuldades.

Por solicitação de sua Alteza Real, o Príncipe de Gales, o Fundo faz parte das instituições de caridade que beneficiaram-se do lançamento mundial do filme 007 – Operação Skyfall, em Outubro de 2012.

O primeiro filme da franquia, 007 Contra O Satânico Dr. No, foi lançado em 1962, dando início a uma das franquias cinematográficas de maior sucesso no mundo. Este foi também o primeiro ano em que o The Macallan 1962 foi destilado em Speyside, na Escócia.

Ken Grier, Diretor do Grupo Malts, Edrington, proprietário da marca de whisky The Macallan, afirmou que, “após a veiculação do The Macallan no filme 007 – Operação Skyfall, é com grande prazer que associamos novamente a marca à franquia 007, através deste leilão. Esperamos que a associação entre a franquia e o apelo desta garrafa do Macallan traga um grande resultado para o leilão. Nenhuma instituição poderia ser melhor que o GC Fund para receber os fundos arrecadados.”

Atualmente, o The Macallan está entre os whiskies mais colecionados do mundo, e não só será uma das garrafas mais importantes a serem leiloadas, como também é o whisky detentor do recorde mundial de garrafa de whisky mais cara vendida no mundo durante um leilão, de acordo com o Guiness. “O The Macallan é produzido com maltes da primeira colheita, é o melhor que há, além do altíssimo nível de excelência envolvido em sua fabricação e toda a empolgação que ele desperta”, disse Serena Sutcliffe MW, responsável pela área internacional de vinhos da Sotheby’s.

Sobre o whisky The Macallan

Fundada em 1824, a marca The Macallan produz um dos single malts mais admirados e premiados do mundo. A fama da The Macallan é decorrente de seu altíssimo nível de qualidade e características marcantes, fundamentada por seis princípios norteadores, conhecidos como os Seis Pilares. Desde que seus primeiros maltes foram plantados por Alexander Reid no planalto localizado acima do rio Spey, no nordeste da Escócia, a obsessão com a qualidade tem sido o principal marco do whisky The Macallan. A destilaria fica em meio a uma propriedade de 150 hectares, incluindo a sede de Easter Elchies House, construída em 1700.

Conhecido tradicionalmente por seu envelhecimento em barris de carvalho com adição de xerez (sherry), os excelentes single malts usados na produção do The Macallan incluem: o Sherry Oak, envelhecido em barris de carvalho espanhol, com adição de xerez; o Fine Oak, envelhecido tanto em barris de carvalho espanhol e americano, com adição de xerez, quanto em barris de carvalho americano, com adição de Bourbon; a Coleção de 1824, destinada exclusivamente à venda em aeroportos internacionais (mercado de GTR); e a Série 1824, com base no princípio da cor natural. Além disso, a marca The Macallan é amplamente conhecida por sua grande variedade de whiskies antigos, cujas garrafas datam até de 1926, e é considerada a marca mais procurada nos leilões, em relação aos single malts, entre colecionadores e apreciadores de whisky.

Em novembro de 2002, o The Macallan entrou no Guiness, o livro dos recordes, como “whisky mais caro vendido em leilão”. O whisky The Macallan in Lalique 64 year old: Cire Perdue foi vendido por USD 460.000, e cada centavo deste valor foi revertido à caridade: a doação foi feita para projetos de limpeza da água em países em desenvolvimento. Talvez tenha sido este o marco mais importante da história recente do whisky The Macallan – e definitivamente um marco que reforça sua classificação como um dos melhores whiskies do mundo. █

Sem Comentários

Deixe uma resposta

Translate »