Curiosidades de “007 – Operação Skyfall”.

007 - Operação Skyfall Por fev 08, 2013 Sem Comentários

Faltando poucas semanas para o lançamento do DVD e do Blu-ray de 007 – Operação Skyfall no Brasil, confira algumas curiosidades da produção do filme.

  • A casa de “M” (Judi Dench) no filme, é o mesmo apartamento do lendário compositor de Bond, John Barry. Os cineastas acharam que seria uma bela homenagem ao compositor que faleceu em 2011. Nos comentários em áudio do filme, o diretor Sam Mendes revela que apenas o exterior do apartamento de Barry foi utilizado, sendo o interior todo construído nos Estúdios Pinewood.

007 - Operação Skyfall © 2012 Danjaq, LLC, United Artists Corporation, Columbia Pictures Industries, Inc. Todos os Direitos Reservados.

  • Na escalação dos mercenários de Silva (Javier Bardem), o diretor Sam Mendes queria atores ao invés de dublês. A fim de encontrar atores que atendessem às exigências físicas, Gary Powell montou uma base de treinamento de cenas de ação. Começando com 42 homens, o grupo teve de aprender dar socos, reagir aos socos, empunhar armas e reagir aos tiros. O grupo acabou sendo reduzido aos sete que demonstraram maior naturalidade em cena.

  • 007 – Operação Skyfall é o primeiro filme que o diretor de fotografia indicado a 10 Oscars®, Roger Deakins, roda com uma câmera digital. Deakins descreve a Arri Alexa: “Esta câmera nos trouxe a um ponto em que o digital é simplesmente melhor”.

  • O multicampeão britânico de rallies, Mark Higgins, foi o piloto substituto de Naomie Harris nas filmagens à distância do Land Rover Defender, ziguezagueando em meio ao trânsito.

  • Este é o 6º filme de Bond em que o Aston Martin DB5 é visto em cena. Ele apareceu pela primeira vez em 007 Contra Goldfinger, e subsequentemente, em 007 Contra a Chantagem Atômica, 007 Contra GoldenEye, 007 – O Amanhã Nunca Morre e 007 – Cassino Royale.

  • Foram necessárias 9 semanas e uma equipe de 250 pessoas para construir a nova sede subterrânea do MI6, no 007 Stage nos Estúdios Pinewood.

  • Durante o seu treinamento de tiro, a equipe gastou cerca de 200.000 projéteis de munição.

  • A pistola de Patrice (Ola Rapace), uma Glock 18, tem capacidade para 100 projéteis em seu pente, e dispara rajadas a uma taxa de 20 disparos por segundo.

  • Bond tinha 85 cópias do terno da grife Tom Ford usado na sequência de abertura na Turquia.

  • Um peso teve de ser costurado à gravata de Bond para a sequência de perseguição na motocicleta. O peso evitava que a gravata voasse para todos os lados enquanto ele pilotava a moto em alta velocidade.

  • Diversos litros de Coca-Cola foram despejados sobre o asfalto das ruas de Istambul para se evitar que as motocicletas derrapassem.

  • O Coordenador de Cenas de Ação, Gary Powell, descende de uma dinastia de dublês. Somados, os membros das família Powell trabalharam em todos os filmes de James Bond desde 007 Contra o Satânico Dr. No, de 1962. Seu pai, Nosher Powell, e seu tio, Dinny, trabalharam em todos os filmes de Connery e Lazenby, seu irmão, Greg, trabalhou em todos os filmes de Moore e Dalton, e até hoje, Gary trabalhou em todos os filmes de Bond desde 007 Contra GoldenEye.

  • Na filmagem da perseguição em Istambul, a equipe de produção precisou remover as telhas do teto do Grand Bazaar e substituí-las por telhas de borracha, caso as manobras não saíssem de acordo com o planejado. Concluídas as filmagens, todas as telhas originais foram recolocadas.

  • Durante a faculdade, Dennis Gassner, o Desenhista de Produção de 007 – Operação Skyfall, foi um exímio jogador da linha de defesa do time de futebol americano, tendo sido convidado para participar de seletivas para o time dos LA Rams! Entretanto, ele recusou a oferta, optando por continuar seus estudos em Desenho Industrial e hoje é um desenhista de produção premiado com o Oscar®.

  • Nas cenas externas em Whitehall, durante a perseguição de Bond a Silva, a produção contou com a colaboração de 750 figurantes, 100 veículos espalhados no fundo de cena, uma equipe de filmagem de 300 pessoas, e a cooperação de inúmeros órgãos públicos, como a Câmera Municipal de Westminster / TFL / TFL Buses / a Polícia Metropolitana / CHX Police / o Metrô de Londres / Herts Traffic Management / MOD / Royal Parks / Common and Foreign Wealth Office / Network Rail.

Em 007 – Operação Skyfall a lealdade de Bond à “M” é testada quando o seu passado volta a atormetá-la. Com o MI6 sofrendo um ataque, 007 precisa rastrear e destruir a ameaça não importando o quão pessoal será o custo disto.

O filme tem direção de Sam Mendes (vencedor do Oscar por “Beleza Americana”) e roteiro escrito por Neal PurvisRobert Wade e John Logan (“Gladiador”). Com trilha sonora composta por Thomas Newman007 – Operação Skyfall recebeu 5 indicações ao Oscar 2013 e também levou o Globo de Ouro pra casa.

No Brasil, o Blu-ray e o DVD de 007 – Operação Skyfall tem data de lançamento marcada para o dia 06 de Março, e lojas especializadas já estão realizando a Pré-venda do filme mais rentável da história da franquia. █

Sem Comentários

Deixe uma resposta

Translate »