Thunderball é o nono livro sobre o agente secreto britânico James Bond. Escrito por Ian Fleming, foi publicado em 1961 e lançado originalmente no Brasil pela Editora Civilização Brasileira em 1961 como Operação Relâmpago e em 1965 como Chantagem Atômica.

Thunderball foi publicado pela primeira vez no Reino Unido pela editora Jonathan Cape em Março de 1961 com tiragem de 50.938 exemplares, que se esgotaram rapidamente. Teoricamente, este seria o primeiro roteiro para  o cinema, com colaboração do autor Ian Fleming, Kevin McClory, Jack Whittingham, Ivar Bryce e Ernest Cuneo. Entretanto, os controversos créditos foram resultados de uma decisão no tribunal.

A história gira em torno do roubo de duas bombas atômicas pela SPECTRE e a posterior tentativa de chantagear as potências ocidentais para o seu retorno. James Bond viaja até as Bahamas para trabalhar com Felix Leiter. Thunderball também introduz o líder da SPECTRE, Ernst Stavro Blofeld, na primeira das três aparições em livros de James Bond.

Thunderball foi adaptado três vezes, uma vez em um formato de história em quadrinhos para o jornal Daily Express e duas vezes para o cinema. Na tela grande, Thunderball foi lançado originalmente como 007 Contra A Chantagem Atômica em 1965. Em 1983, a segunda adaptação, “Never Say Never Again” (Nunca Mais Outra Vez), foi lançada como uma produção independente de Kevin McClory. Ambos os filmes tiveram o ator Sean Connery na pele do agente secreto James Bond.

Translate »