Christopher Nolan Oppenheimer

“Seria um privilégio”, revela Christopher Nolan sobre dirigir 007

Bond 26, Últimas Notícias Por jul 20, 2023

Já não é mistério para ninguém que Christopher Nolan é um grande fã de James Bond. O próprio diretor já revelou que se inspirou nos filmes de 007 em alguns de seus mais famosos blockbusters.

Cillian Murphy e Christopher Nolan © 2023 Melinda Sue Gordon, Universal Pictures, Sincopy

Cillian Murphy e Christopher Nolan © 2023 Melinda Sue Gordon, Universal Pictures, Sincopy

Promovendo o lançamento de “Oppenheimer”, as estrelas voltam a se alinhar para que Nolan possa finalmente dirigir um filme de James Bond.

Em entrevista para o Podcast Happy Sad Confused, Nolan disse: “A influência desses filmes na minha filmografia é embaraçosamente aparente. Seria um privilégio incrível fazer um. Ao mesmo tempo, quando você assume um personagem como esse, está trabalhando com um conjunto específico de restrições.”

O cineasta acrescentou que qualquer um que assuma o legado de Bond, deve abordar o material com a “atitude certa”

“Tem que ser o momento certo em sua vida criativa em que você pode expressar o que deseja expressar e realmente se aprofundar em algo dentro das restrições apropriadas, porque você nunca iria querer fazer algo assim e fazer errado”, disse ele.

A relação com a EON Productions

Ao longo da Era Craig, os produtores de 007 tiveram alguns encontros com Christopher Nolan, mas nunca chegaram a algum acordo. Em 2017, numa entrevista para a Playboy, Nolan confessou que “definitivamente” faria um filme de Bond, e que mantém um diálogo aberto com os produtores.

“Tenho falado com Barbara Broccoli e Michael G. Wilson ao longo dos anos. Eu amo profundamente o personagem e estou sempre animado para ver o que eles farão com ele”, revelou. “Talvez um dia isso funcione. Você teria que ser necessário, se é que você me entende. Tem que precisar de reinvenção; tem que precisar de você. E eles estão se dando muito bem.”

A influência de James Bond na filmografia de Nolan não é segredo para ninguém. Sua trilogia de filmes do Batman tem elementos inspirados em Bond, além de membros-chave da equipe de produção terem colaborado com o cineasta, como foi o caso do especialista em efeitos especiais Chris Corbould. Em 2015, os veteranos de Nolan, Lee Smith e o diretor de fotografia Hoyte Van Hoytema, fizeram parte do time de 007 Contra SPECTRE.

O mesmo aconteceu com “A Origem”, de 2010. Segundo Nolan, a sequência final do longa foi inspirada no seu filme preferido da franquia, 007 – A Serviço Secreto De Sua Majestade.

Christopher Nolan no set de Oppenheimer © 2023 Melinda Sue Gordon, Universal Pictures, Sincopy

Christopher Nolan no set de Oppenheimer © 2023 Melinda Sue Gordon, Universal Pictures, Sincopy

Entretanto, a possibilidade de Christopher Nolan dirigir Bond 26 traz alguns questionamentos. Estaria a EON Productions disposta a abraçar a produtora Sincopy e apresentar o nome de Nolan e sua esposa Emma Thomas, também como produtores do filme? 

Tradicionalmente, os filmes de Bond eram uma operação dirigida pelos produtores. Mas, desde o final dos anos 2000, Barbara Broccoli ficou mais entusiasmada com os diretores “autores” entrando para o time, como foi o caso de Sam Mendes e Cary Fukunaga. Com o nome que carrega, será que Nolan trabalharia apenas como um diretor contratado? Bom, nos resta esperar as cenas dos próximos capítulos dessa novela que com a greve dos atores e roteiristas deve se estender pelos próximos anos.

James Bond Will Return…

Translate »