Com gadgets, Aston Martin DB5 volta a ser fabricado após 50 anos

Últimas Notícias Por jul 06, 2020 Sem Comentários

A Aston Martin anunciou nesta segunda-feira, 6, que finalizou a montagem do seu primeiro modelo de continuação do Aston Martin DB5, o clássico carro de 007, um dos mais icônicos na historia do cinema.

“A conexão da Aston Martin com a franquia Bond é algo que nos causa muito orgulho”, disse o CEO da Aston Martin Andy Palmer, em uma declaração oficial. “O DB5 ainda é o carro definitivo de 007 depois de tantos anos. Muitos fãs de Bond sonham em comprar um Aston Martin, mas comprar um DB5 prateado, completo com todos os acessórios e vindo da mesma fábrica que produziu os carros originais da franquia? Isso deve ser a fantasia de todos os colecionadores”.

Fabricado em parceria com a EON Productions para comemorar a conexão de longa data com a franquia James Bond, este é o primeiro de uma série de carros que estão sendo construídos pela montadora britânica. Agora batizado de DB5 Goldfinger Continuation, o carro inclui réplicas dos mesmos gadgets vistos no filme 007 Contra Goldfinger, de 1964.

Somente 25 unidades serão fabricadas, e todas já foram vendidas pela bagatela de £2.75 milhões de Libras, o equivalente a R$ 18 milhões de reais.

Com placas giratórias, sistema de mancha de óleo simulado e cortina de fumaça, radar inteiro, o carro conta também com uma réplica das metralhadoras que saem do para-choque. Ainda no interior, um painel removível no teto representa o famoso assento ejetor original do Aston Martin DB5, embora não seja realmente capaz de expulsar passageiros do carro.

No interior, o DB5 Goldfinger Continuation é uma reprodução fiel do que é visto no filme, com um apoio de braço que disfarça o painel de dispositivos, uma tela de radar simulada no console central, uma bandeja de armas sob o assento e um telefone na porta do motorista, junto com o famoso botão vermelho no câmbio.

Construído em um chassi de aço macio, o modelo é alimentado por um motor de seis cilindros em linha naturalmente aspirado de 4,0 litros com três carburadores, que rende 290 cavalos de potência. O carro ainda tem freios a disco e câmbio de cinco marchas. Cada modelo leva 4.500 horas para ser construído, ou seja, 187 dias seguidos.

Ver o primeiro carro de cliente finalizado e perceber que este é o primeiro DB5 novo que construímos em mais de meio século é realmente um grande momento, disse Paul Spiers, diretor da Aston Martin Works.

Embora o DB5 original não seja legalizado para andar em rodovias, Spiers disse que a empresa precisou garantir que não prejudicará ninguém. “Tivemos que fazer tudo isso funcionar dentro das limitações de saúde e segurança”.

Quando a empresa anunciou pela primeira vez que estava planejando 25 réplicas de continuação do DB5 usadas no filme 007 Contra Goldfinger, a grande questão era como recriar a enorme quantidade de gadgets do carro original. Antes da produção, a Divisão de Obras da empresa revelou várias ideias para os gadgets em desenvolvimento, liderados pelo criador de efeitos especiais vencedor do Oscar, o veterano em filmes de 007, Chris Corbould.

Chris Corbould começou sua carreira nos filmes de Bond em 1977 como técnico de efeitos especiais de 007 – O Espião Que Me Amava. Ele também trabalhou na trilogia de Batman, de Christopher Nolan, e em dois filmes da atual trilogia de Star Wars. Esse ano, foi Coordenador de Efeitos Visuais e Supervisor dos Veículos de Ação de 007 – Sem Tempo Para Morrer.

Corbould disse que teve que pensar “por um segundo e meio” quando foi convidado para trabalhar no projeto, mas admitiu que houve sérios desafios ao recriar gadgets convincentes.

“Se estivéssemos fazendo uma mancha de óleo para um filme, poderíamos encher o porta-malas com o equipamento e despejar cerca de 50 litros em alguns segundos”, disse ele. “Aqui, ele precisa se encaixar em um espaço muito menor e deve poder trabalhar repetidamente.”

Marek Reichman, diretor de operações da Aston Martin Lagonda disse: “O DB5 é, sem dúvida, o carro mais famoso do mundo em virtude de sua associação de mais de 50 anos com James Bond”.

O Aston Martin DB5 já apareceu nos filmes 007 Contra A Chantagem Atômica, 007 Contra GoldenEye, 007 – O Amanhã Nunca Morre, 007 – Cassino Royale, 007 – Operação Skyfall e 007 Contra SPECTRE.

E, como vimos no trailer, o carro também marca presença no ainda inédito 007 – Um Novo Dia Para Morrer, com lançamento previsto para novembro.

Sem Comentários

Deixe uma resposta

Translate »