Há 60 anos era lançado o livro “From Russia With Love”

Ian Fleming, Literatura Por abr 08, 2017 Sem Comentários

Publicado pela primeira vez no Reino Unido no dia 8 de abril de 1957 pela editora Jonathan Cape, o romance From Russia With Love de Ian Fleming completa 60 anos neste sábado.

jbbr_FRWL_1stFrom Russia With Love é o quinto livro sobre o agente secreto britânico James Bond e é considerado por muitos fãs como o melhor livro de Ian Fleming.

No Brasil, o livro teve quatro versões lançadas. A primeira (e mais difícil de encontrar) saiu em 1960 pela editora Bestseller com o título Espionagem. Em 1964, a mesma editora publicou o livro como Moscou Contra 007. Em 2003 foi a vez da editora Record, que no mesmo ano relançou Dr. No no país. A versão mais recente foi publicada em 2013 pela editora Objetiva, junto com outros três romances de Fleming.

Na trama, a SMERSH planeja cometer um grande ato terrorista. Para isso, a organização planeja a morte do agente britânico James Bond, que havia sido listado como inimigo pelos soviéticos após seu envolvimento nas mortes de Le Chiffre, Sr. Big e Hugo Drax. Sua morte deve fazer parte de um grande escândalo sexual, a fim de destruir sua reputação junto com a do Serviço Secreto Britânico.

jbbr_FRWL_BR_covers

Todas as versões do livro”From Russia With Love” lançadas no Brasil © Divulgação

Red Grant, um psicopata cujos instintos homicidas coincidem com a lua cheia, é o encarregado da morte de Bond. Kronsteen e a Coronel Rosa Klebb elaboram a operação: Tatiana Romanova, uma jovem funcionária perita em decodificação finge desertar do seu posto em Istambul, e afirma estar apaixonada por James Bond após ter visto sua fotografia em um arquivo.

Como incentivo adicional, Tatiana dará aos britânicos a Lektor, um aparelho de decodificação russo muito desejado pelo MI6. Entretanto, ela não é informada de todos os detalhes desse plano.

jbbr_FRWL_Ad

Famoso por estar entre os 10 livros favoritos do presidente americano John F. Kennedy, as vendas do livro também foram impulsionadas por uma campanha publicitária que mostrava o Primeiro-Ministro Britânico Sir Anthony Eden em visita a GoldenEye, refúgio de Fleming na Jamaica. Com a publicidade gratuita, o livro teve um surto de vendas e fez de Fleming o autor policial mais vendido nos Estados Unidos na época.

From Russia With Love foi levado para as telas do cinema em 1963 com o filme Moscou Contra 007, estrelado por Sean Connery, Daniela Bianchi, Pedro Armendáriz, Lotte Lenya e Robert Shaw. █

Sem Comentários

Deixe uma resposta

Translate »