“007 – Operação Skyfall” vence em 2 categorias no Oscar 2013.

007 - Operação Skyfall, Oscar 2013 Por fev 25, 2013 Sem Comentários

Com homenagem a James Bond e apresentações de Shirley Bassey e Adele, 007 – Operação Skyfall, o filme de maior sucesso da história da franquia venceu nas categorias Melhor Canção Original e Melhor Edição de Som na noite desde Domingo (24).

Mesmo sem a tão falada reunião dos 6 atores que interpretaram James Bond, a 85ª cerimônia de entrega do Oscar entrou para a história da franquia após 007 – Operação Skyfall vencer duas, das cinco categorias em que era indicado.

Realizada no Teatro Dolby, em Los Angeles e apresentada por Seth MacFarlane, diretor do filme “Ted” e criador do seriado “Uma Família da Pesada”, como parte da homenagem aos 50 anos do personagem, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas exibiu um vídeo com os melhores momentos da franquia, apresentado por Halle Berry, que em 2002 deu vida a Jinx no filme 007 – Um Novo Dia Para Morrer.

Após a exibição do vídeo, a cantora Shirley Bassey, intérprete de 3 músicas-tema da série, cantou o seu maior sucesso: “Goldfinger”.

Indicado nas categorias técnicas Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Fotografia, o filme acabou empatando com o longa “A Hora Mais Escura” como Melhor Edição de Som. Com apresentação bem-humorada do ator Mark Wahlberg, esta é a 6ª vez na história do Oscar que ocorre um empate em uma categoria técnica.

Quem recebeu o prêmio foram Karen Baker Landers e Per Hallberg, editores de som de 007 – Operação Skyfall.

Indicada com “Skyfall” na categoria Melhor Canção Original, como era previsto, Adele ganhou o Oscar e também foi uma das atrações musicais da noite. Esta foi a primeira vez que a premiada cantora inglesa apresentou a música-tema de 007 – Operação Skyfall ao vivo.

Quem recebeu o prêmio junto com a cantora foi o produtor Paul Epworth, que também compôs a música.

Ainda na cerimônia, o compositor da trilha de 007 – O Espião Que Me AmavaMarvin Hamlisch, foi lembrado durante o In Memorian, momento em que artistas e técnicos da indústria falecidos no ano anterior são homenageados.

Esta é a terceira vez que um filme da série leva ganha um Oscar. Em 1965, Norman Wanstall venceu na categoria Melhores Efeitos Sonoros pelo filme 007 Contra Goldfinger, e em 1966, John Stears levou a estatueta por Melhores Efeitos Visuais pelo filme 007 Contra A Chantagem Atômica.

Galeria de fotos do Oscar 2013

Adele canta “Skyfall” ao vivo no Oscar

Halle Berry e Shirley Bassey na homenagem a James Bond no Oscar 2013

Cobertura AO VIVO com comentários sobre a cerimônia

A última vez que 007 marcou presença na maior festa do cinema havia sido em 1982, quando Sheena Easton era indicada na categoria de Melhor Canção Original pela música-tema do filme 007 – Somente Para Seus Olhos, de 1981. Como parte da cerimônia, a cantora interpretou a música no palco, que também contou com um número pirotécnico com a participação do ator Richard Kiel como Jaws.

Ainda naquela edição, o produtor Albert R. “Cubby” Broccoli recebeu o Irving G. Thalberg Memorial Award, uma premiação dada periodicamente na cerimônia aos produtores com maior destaque. █

Sem Comentários

Deixe uma resposta

Translate »