007 – Um Novo Dia Para Morrer



Título Original: Die Another Day
Duração: 132 min
Ano de lançamento: 2002
Estúdio: MGM / United Artists / Danjaq Productions / Eon Productions Ltd.
Distribuidora: MGM / United Artists / 20th Century Fox
Direção: Lee Tamahori
Roteiro: Neal Purvis e Robert Wade
Produção: Barbara Broccoli e Michael G. Wilson
Música: David Arnold
Fotografia: David Tattersall
Direção de arte: James Hambridge, Mark Harris, Fred Hole, Neil Lamont, Simon Lamont, Jim Morahan, Stephen Scott, Alan Tomkins e Su Whitaker
Figurino: Lindy Hemming
Edição: Andrew MacRitchie e Christian Wagner


Pierce Brosnan (James Bond)
Halle Berry (Jinx)
Toby Stephens (Gustav Graves)
Rosamund Pike (Miranda Frost)
Rick Yune (Zao)
John Cleese (Q)
Judi Dench (M)
Michael Madsen (Agente Damian Falco)
Will Yun Lee (Coronel Moon)
Samantha Bond (Miss Moneypenny)
Colin Salmon (Charles Robinson)
Lawrence Makoare (Sr. Kill)
Emilio Echevarría (Raoul)
Rachel Grant (Fonte Pacífica De Desejos)
Anna Edwards (Garota Escorpião)
Kenneth Tsang (General Moon)
Mikhail Gorevoy (Vladimir Popov)
Simón Andreu (Dr. Alvarez)
Ho Yi (Sr. Chang)
Madonna (Verity)

Ao investigar o comércio ilegal de armas na zona desmilitarizada entre as Coréias do Norte e do Sul, que são trocadas por diamantes contrabandeados da África, Bond envolve-se em uma espetacular perseguição de Hovercraft em alta velocidade por meio de um campo minado na zona desmilitarizada que separa as duas Coréias. Bond então acaba sendo preso e torturado pelo governo coreano, restando ao governo Britânico libertar Bond, que descobre a existência de um traidor dentro do MI6.

Em sua nova missão, James Bond vai de Hong Kong, Cuba, Londres até a Islândia, onde se aventura em busca de informações para desmascarar o traidor e impedir o início de uma guerra de proporções catastróficas. Durante sua missão, Bond conta com a ajuda da americana Jinx, agente da CIA, e juntos precisam impedir os planos de Gustav Graves e seu fiel braço-direito Zao, que estão desenvolvendo uma arma de alta tecnologia que pode pôr o mundo novamente em guerra. Por fim, tudo se encaminha para um confronto explosivo e um desfecho inesquecível de volta à Coréia, onde tudo começou.

  • Vários nomes estiveram cotados para ser o título do filme, entre eles “Beyond The Ice”, “Double Cross” e “Beneath The Sea”.
  • 007 – Um Novo Dia Para Morrer é o 20º filme da série e o 4º e último em que Pierce Brosnan interpreta o personagem.
  • Em homenagem ao 40º aniversário da série, há referências durante o longa sobre os 19 filmes antecessores da série. Em determinada cena do filme a atriz Halle Berry sai do mar usando um biquini idêntico ao utilizado por Ursula Andress em 007 Contra O Satânico Dr. No, primeiro filme da série.
  • O diretor Brett Ratner chegou a estar cotado para dirigir o filme.
  • O ator Edward Woodward chegou a estar cotado para substituir Judi Dench no personagem “M”.
  • As atrizes Jean Butler, Estella Warren, Salma Hayek, Saffron Burrows, Sophie Ellis-Baxton, Samantha Mumba e Minnie Driver chegaram a estar cotadas para o papel de Bond Girl. E os atores Nigel Havers, Billy Bob Thornton e Arnold Vosloo estiveram cotados para interpretar o vilão do filme.
  • A cantora Whitney Houston chegou a negociar para cantar a canção-tema, tarefa que acabou ficando com Madonna.
  • Halle Berry foi a primeira Bond Girl da série que ganhou um Oscar antes de sua participação na franquia.
  • Este é o 1º filme em que John Cleese aparece interpretando o personagem “Q”. O ator já havia aparecido anteriormente em 007 – O Mundo Não É O Bastante, mas interpretando o personagem “R”, auxiliar de “Q”. A mudança ocorreu devido ao falecimento de Desmond Llewelyn, antigo intérprete de “Q”, em um acidente de carro em dezembro de 1999.
  • Um problema no joelho chegou a afastar o ator Pierce Brosnan das filmagens durante algumas semanas.
  • Pela 1ª vez na série 007 o intérprete da música-tema também participa do filme, atuando como um personagem, como aconteceu com Madonna. A ponta gravada por ela foi a última cena rodada para o longa-metragem.
  • Pela 1ª vez desde 007 Contra Goldeneye James Bond não dirige um BMW, mas sim o tradicional Aston Martin DB5, e também pela 1ª vez, desde 007 – Permissão Para Matar James Bond é visto fumando em cena.
  • Este é o 2º filme em que o escritório de James Bond é mostrado. O anterior havia sido em 007 – À Serviço Secreto De Sua Majestade.
  • O orçamento do filme foi de aproximadamente US$ 142 milhões.