007 Contra GoldenEye

Título original: Goldeneye
Duração: 129 min
Ano de lançamento: 1995
Estúdio: United Artists / MGM
Distribuidora: United Artists / MGM / UIP
Direção: Martin Campbell
Roteiro: Bruce Feirstein Jeffrey Caine, baseado em estória de Michael France
Produção: Barbara Broccoli e Michael G. Wilson
Música: Eric Serra
Fotografia: Phil Meheux
Direção de arte: Neil Lamont, Andrew Ackland-Snow, Kathrin Brunner e Charles Dwight
Edição: Terry Rawlings

Pierce Brosnan (James Bond)
Sean Bean (Alec Trevelyan – 006)
Izabella Scorupco (Natalya Fyodorovna Simonova)
Famke Janssen (Xenia Zaragevna Onatopp)
Joe Don Baker (Jack Wade)
Judi Dench (M)
Robbie Coltrane (Valentin Dmitrovich Zuchovsky)
Tchéky Karyo (Ministro da Defesa Dimitri Mishkin)
Gottfried John (Arkady Grigorovich Ourumov)
Alan Cumming (Boris Grishenko)
Desmond Llewelyn (Q)
Samantha Bond (Moneypenny)
Michael Kitchen (Bill Tanner)
Minnie Driver (Irina)

Ao longo de dezessete missões, James Bond nunca imaginou que seu adversário teria como principal arma saber tudo…a respeito do próprio Bond. Para derrotá-lo, 007 terá de ir até São Petersburgo, atrás de Janus, líder da máfia russa. Os criminosos conseguiram assumir o controle, com a ajuda de dissidentes da KGB, de um poderoso sistema de satélites capaz de provocar pane em qualquer circuito eletrônico no mundo. Para isso, basta acioná-lo em direção a determinada região que todos os computadores e até mesmo simples relógios ou motores de carros deixarão de funcionar.

Esse sistema, conhecido como a GoldenEye, pode levar o mundo ao colapso, caso permaneça em mãos erradas. Bond iniciará sua tarefa em Monte Carlo, onde o moderno  helicóptero Tiger será roubado no dia da apresentação oficial a centenas de pessoas. Capaz de driblar os mais eficientes sistemas e de rastreamento aéreo, o Tiger será levado por Xenia Onatopp, uma sádica assassina a serviço do grupo de Janus, e usado para obter o controle sobre GoldenEye. Bond vai reencontrar velhos adversários da época da Guerra Fria, quando viajava à extinta União Soviética com freqüência e sua única aliada será uma especialista em computação, Natalya Simonova. Com ela, 007 tentará barrar Alec Trevelyan, o ex-agente 006, um adversário que conhece Bond mais do que nenhum outro.

  • 007 Contra GoldenEye foi o primeiro filme em que Pierce Brosnan interpreta o agente secreto James Bond. O ator já havia sido convidado para o papel quando 007 – Marcado Para A Morte estava em pré-produção, mas foi obrigado a recusar por causa de compromissos contratuais já firmados na época. Brosnan foi contratado após o anúncio de Timothy Dalton de que não queria atuar em um novo filme da série.
  • Além de Brosnan, outros atores foram cogitados para assumir o personagem James Bond em 007 Contra GoldenEye. Foram eles: Mel Gibson, Liam Neeson, Sam Neill e Hugh Grant.
  • O contrato assinado por James Bond para atuar no filme previa sua participação em outros 3 filmes da série, caso eles fossem produzidos. Uma das cláusulas deste mesmo contrato o proíbe de fazer qualquer filme em que seu personagem use smoking, enquanto mantiver um contrato para interpretar James Bond.
  • Entre as atrizes cogitadas para serem Bond Girls em 007 Contra GoldnEye, estavam Elizabeth Hurley e Elle Macpherson.
  • Durante a produção, várias mudanças tiveram que ser feitas em seu roteiro, devido a semelhanças com o roteiro de “True Lies” (1994), que foi produzido na mesma época.
  • A banda Rolling Stones chegaram a se oferecerem para compôr a canção-tema do filme, mas posteriormente desistiram da oferta.
  • Joe Don Baker, que em 007 Contra GoldenEye interpreta o agente da CIA Jack Wade, fez parte do elenco de 007 – Marcado Para A Morte, interpretando outro personagem, Brad Whitaker.
  • A antena de satélite que aparece no final do filme, é a mesma que pode ser vista no filme “Contato”, com Jodie Foster.
  • 007 Contra GoldenEye foi o primeiro filme baseado em James Bond que não possui nenhuma referência a qualquer livro ou estória escrita com o personagem por seu criador, Ian Fleming.
  • O filme foi dedicado à Derek Meddings, supervisor de efeitos especiais do filme, que faleceu durante as filmagens.
  • 007 Contra GoldenEye é o 17º filme da série.