jbbr_pageheader_02FRWL

 

 jbbr_pageheader_trailer

jbbr_pageheader_ficha

Título Original: From Russia With Love
Duração: 115 min
Lançamento: 10 de Outubro de 1963
Direção: Terence Young
Roteiro: Richard Maibaum, baseado em livro de Ian Flemming
Produção: Albert R. Broccoli e Harry Saltzman
Música: John Barry
Fotografia: Ted Moore
Direção De Arte: Syd Cain e Michael White
Figurino: Jocelyn Rickards
Edição: Ted Moore

jbbr_pageheader_elenco

Sean Connery (James Bond)
Daniela Bianchi (Tatiana Romanova)
Pedro Armendáriz (Kerim Bey)
Lotte Lenya (Rosa Klebb)
Robert Shaw (Donald “Red” Grant)
Bernard Lee (M)
Eunice Gayson (Sylvia Trench)
Walter Gotell (Morzeny)
Francis De Wolff (Varva)
Lois Maxwell (Miss Moneypenny)
Vladek Sheybal (Kronsteen)
Anthony Dawson (Ernst Stavros Blofeld)
Eric Pohlmann (Voz de Ernst Stavros Blofeld)
Desmond Llewelyn (Q)

jbbr_pageheader_sinopse

A SPECTRE monta uma cilada para eliminar Bond e vingar a morte de Dr. No. A oficial Rosa Klebb, #3 da organização criminosa, coopta uma inocente funcionária da embaixada soviética em Istambul, Tatiana Romanova, para servir de isca e atrair Bond. Acreditando estar a serviço de seu governo, a atraente soviética passa-se por uma suposta desertora, que se mostra disposta a entregar a 007 uma Lektor, a eficaz máquina leitora de códigos secretos. Caso a armadilha funcione, a Lektor cairá sob o poder da SPECTRE e, melhor, Bond será assassinado.

O primeiro contato do agente na Turquia será Kerim Bey. Ao lado dele, 007 terá sua vida ameaçada pela primeira vez, quando os dois assistem a um espetáculo de dança num acampamento cigano e espiões búlgaros atacam o local a tiros. Ironicamente, será Red Grant, criminoso contratado pela SPECTRE, quem salvará a vida de Bond, pois este ainda não conseguiu o decodificador. A salvo, o agente secreto manterá contato com Tatiana no quarto de Hotel em que está hospedado na Turquia. É claro que esse primeiro encontro será mais físico que intelectual. Numa operação conjunta, o casal irá roubar a Lektor e escapar com a ajuda de Bey, embarcando-os no Orient Express. Secretamente a bordo, Red Grant espera a chance do ataque. O homem da SPECTRE irá matar Bey e se apresentar a Bond como se fosse o capitão Nash, um contato esperado por 007. Se escapar, Bond ainda terá de enfrentar a temível Rosa Klebb, uma mulher que ele jamais faria questão de conhecer.

jbbr_pageheader_cuirosidade

  • Os produtores resolveram por fazer de Moscou Contra 007 o 2º filme da série James Bond após o presidente americano John Kennedy ter declarado que o livro de Ian Fleming em que o filme foi baseado era um dos seus dez livros favoritos.
  • Durante as filmagens, o diretor Terence Young sofreu um acidente de helicóptero, que se chocou na água durante uma viagem. Porém, logo após ser resgatado e ter seu braço enfaixado em uma tipóia, Young retornou às filmagens de seu novo longa.
  • A cena da explosão do helicóptero da SPECTRE na verdade é um reaproveitamento de uma cena do programa “Doctor Who”, da TV britânica. A cena em questão pode ser vista no episódio “The Daemons”.
  • O ator Pedro Armendáriz esteve muito doente na fase final das filmagens, o que fez com que o diretor usasse um dublê de corpo para rodar algumas de suas últimas cenas. Porém, logo após o encerramento das filmagens, Armedáriz cometeu suicídio.
  • É o 1º filme em que Desmond Llewelyn interpreta o personagem “Q”, apesar de não ser sua 1ª aparição na série. Em 007 Contra O Satânico Dr. No o personagem foi interpretado por Peter Burton, que não pôde retornar neste filme.
  • A personagem Sylvia Trench aparece pela segunda e última vez em Moscou Contra 007. A intenção inicial dos produtores da série James Bond era que a personagem fosse uma marca registrada da série, assim como os personagens “M”, “Q” e Miss Moneypenny, mas a idéia terminou não sendo levada adiante.
  • Anthony Dawson, que interpreta o vilão Ernst Stavro Blofeld, não aparece nos créditos do filme. No lugar em que deveria aparecer o nome do intérprete do personagem aparece uma interrogação.
  • O ator Walter Gotell, que interpreta Mozerny, reapareceu em diversos outros filmes da série James Bond, interpretando outro personagem, o General Gogol.
  • Moscou Contra 007 é um dos raros filmes da série James Bond em que há referências a filmes anteriores da própria série. Dr. No, vilão do primeiro filme, chega a ser mencionado e a personagem Sylvia Trench comenta que os acontecimentos do filme ocorrem seis meses após os mostrados em 007 Contra O Satânico Dr. No.
  • Todas as vozes das atrizes de Moscou Contra 007, com exceção de Lois Maxwell como Miss Moneypenny, foram dubladas por atrizes britânicas não-creditadas no filme.
  • Durante todo o filme Sean Connery em momento algum diz a tradicional fala “Bond, James Bond”.
  • Supõe-se que o criador do personagem, Ian Fleming, aparece na sequência do Orient Express, do lado de fora vestindo calças cinzas e um suéter branco, mas nunca foi confirmado.
  • De acordo com o livro “Death Of A President”, de William Manchester, Moscou Contra 007 foi o último filme visto pelo presidente americano John Kennedy antes de sua morte.
  • O orçamento de foi de US$ 2 milhões, o dobro da quantia gasta em 007 Contra O Satânico Dr. No, filme anterior da série.
  • Moscou Contra 007 o 2º filme baseado no agente secreto britânico James Bond.

 jbbr_pageheader_fotos