Moonraker é o terceiro livro sobre o agente secreto britânico James Bond. Escrito por Ian Fleming, foi publicado em 1955 e lançado originalmente no Brasil pela Editora Civilização Braileira em 1965 como O Foguete Da Morte.

Moonraker foi adaptado para a tela grande em 1979 como o 11º filme da série. A história do livro foi significativamente alterada para poder incluir o espaço sideral no filme, que também apresentava locações no Brasil.

Totalmente ambientalizado na Inglaterra, a missão de Bond no livro é deter o insano industrialista Sir Hugo Drax, que planeja destruir Londres com um míssil nuclear. A trama começa com “M” pedindo a Bond para investigar o empresário multi-milionário que está ganhando muito dinheiro jogando bridge no Blades Club, freqüentado pelo chefe do MI6.

“M” suspeita que Drax esteja trapaceando, embora alegue indiferença, está preocupado que um multi-milionário e herói nacional, tal como Sir Hugo Drax, trapaceie em um simples jogo de cartas. Bond confirma a suspeita de “M” sobre Drax e consegue trapacear o trapaçeiro ganhando £ 15.000.

Depois que um agente de segurança do Ministério Da Defesa que trabalhava no projeto é assassinado, “M” designa Bond para substituí-lo e para também investigar o que pode estar acontecendo na base de construção do míssil que está localizado na costa inglesa. Bond então descobre pistas de uma conspiração, ainda oculta na história, para destruir a capital Londres. É lá que ele também conhece Gala Brand, uma bela agente especial que trabalha como assisistente pessoal de Drax.

Gala Brand é a única Bond Girl que nunca apareceu em nenhum filme da série, já que no filme 007 Contra O Foguete Da Morte a personagem foi batizada de Dra. Holly Goodhead. No entanto, a atriz Rosamund Pike revelou que Miranda Frost, sua personagem no filme 007 – Um Novo Dia Para Morrer, foi originalmente batizada Gala Brand, mas o nome foi alterado na “última hora”.

Hugo Drax é o idealizador do míssil nuclear “Explorador Da Lua” (Moonraker), que está sendo construído para defender a Inglaterra contra os inimigos na Guerra Fria. Essencialmente, o “Explorador Da Lua” é um foguete V-2 atualizado e pode suportar elevadas temperaturas de combustão em seu motor, graças à utilização de columbite, material monopolizado por Drax. Assim, o motor do foguete pode suportar temperaturas altíssimas, e o “Explorador Da Lua” pode usar os mais poderosos combustíveis, expandindo assim consideravelmente o seu alcance.

Porém durante a trama, Hugo Drax mostra que não é o que parece ser, ele nasceu Graf Hugo Von Der Drache. Sua mãe era inglesa e ele foi educado na Inglaterra até os doze anos. Depois, mudou-se para a Alemanha, onde concluiu os estudos. Participou do partido nazista, e entrou na II Guerra Mundial como um soldado do exército alemão, operando atrás das linhas aliadas nos Países Baixos. Durante uma missão, vestido como um soldado britânico para que pudesse sabotar e destruir uma base com um grupo de militares americanos e britânicos, foi atingido na explosão e quase morto.

Translate »