Goldfinger é o sétimo livro sobre o agente secreto britânico James Bond. Escrito por Ian Fleming, foi publicado em 1959 e lançado originalmente no Brasil pela Editora Bestseller em 1965 como Goldfinger.

O nome vilão teria sido inspirado no arquiteto britânico Ernő Goldfinger, que ameaçou processar Fleming, que revelou que o personagem era de fato baseado no magnata do ouro americano Charles W. Engelhard, Jr..

O título provisório de Goldfinger era The Richest Man in the World  e foi escrito em sua casa na Jamaica, entre Janeiro e Fevereiro de 1958. A história é centrada na investigação de James Bond sobre o contrabando de ouro de Auric Goldfinger, que também é suspeito pelo MI6 de estar ligado a SMERSH, a organização de contra-espionagem soviética. Além do contrabando, Bond descobre uma conspiração muito maior: Goldfinger planeja roubar as reservas de ouro dos Estados Unidos a partir de Fort Knox.

O livro acabou sendo adaptado para o cinema em 1964 como o terceiro filme de James BOnd, estrelado por Sean Connery como 007. Recentemente, Goldfinger foi adaptado para a BBC Radio com o ator Toby Stephens interpretando Bond e Sir Ian McKellen como Goldfinger.

Translate »