George Lazenby completa 78 anos

0

Hoje George Robert Lazenby, segundo ator a interpretar o personagem James Bond no cinema em seu único filme 007 – À Serviço Secreto De Sua Majestade, está de aniversário. Natural de Goulburn na Austrália, o ator que completa 78 anos nesta terça-feira divide seu tempo entre o país natal e seu rancho na Califórnia.

Lazenby saiu de casa aos 15 anos e logo em seguida entrou para o Exército. Trabalhou como mecânico e vendedor de carros em várias partes da Austrália, e em 1964 desembarcou em Londres. Na capital inglesa conheceu o fotógrafo Chard Jenkins que o convenceu a seguir a carreira de modelo e em apenas um ano, tornou-se um dos modelos mais bem pagos de toda a Europa.

007 - A Serviço Secreto De Sua Majestade © Danjaq LLC, United Artist Corporation. Todos os Direitos Reservados.

007 – A Serviço Secreto De Sua Majestade © Danjaq LLC, United Artist Corporation. Todos os Direitos Reservados.

Sua trajetória como James Bond é digna de um roteiro cinematográfico. Através de um amigo, conheceu a produtora Maggie Abbot, na mesma época em que Sean Connery tinha anunciado que deixaria a série. Com espírito aventureiro e fã do personagem, cortou o cabelo igual ao de Connery, comprou um terno na mesma alfaiataria e invadiu o escritório do produtor Harry Saltzmann“Ouvi dizer que vocês estão procurando um novo James Bond”. Essa petulância lhe rendeu um teste entre os 400 candidatos que estavam sendo avaliados, e com apenas 29 anos foi escolhido pelos produtores, que ficaram impressionados com sua atuação.

Famoso por sua frieza, impiedade e estreita relação com as mulheres, apesar das controvérsias sobre sua atuação em 007 – À Serviço Secreto De Sua Majestade, o filme é considerado até hoje como um dos melhores de toda série. Foi bastante elogiado pela crítica, que também deu destaque para as sequências de ação e a participação da atriz Diana Rigg.

Apesar da falta de experiência, Lazenby confiava plenamente em suas habilidades. Porém, esta predisposição não durou muito. O mesmo espírito independente e confiante que o haviam consagrado, foram sua ruína. E embora já tenha admitido inúmeras vezes que se arrepende de ter sido imaturo na época em que deu vida a James Bond, o ator já declarou que se pudesse voltar no tempo faria tudo de novo.

George Lazenby com sua estátua de cera no Madame Tussauds Hollywood © Getty Images

Seu público desentendimento com os produtores e sua personalidade difícil tiveram efeito extremamente negativo em sua carreira. Ele nunca mais alcançou o mesmo sucesso obtido como Bond. Apesar da sua rápida passagem pela franquia, seguiu carreira na TV como no seriado erótico “Emmanuelle” e em “Havaí 5.0”, além de produções em Hong Kong e na Austrália.

Esse ano, lançou o documentário “Becoming Bond”, onde conta sua incrível história, de desconhecido modelo australiano ao ator que substituiu Sean Connery na pele de um dos personagens mais icônicos da história do cinema. █

Compartilhe.

Sobre o Autor

Criador e editor do site James Bond Brasil, Marcos Kontze é jornalista e fã do personagem há 20 anos, desde o lançamento do game “GoldenEye 007” para Nintendo 64 em 1997. Para Marketto (como também é conhecido), o melhor filme da série é “007 – O Mundo Não É O Bastante”, o primeiro que assistiu no cinema…sete vezes.