jbbr_pagina_titulo_tswlm 

 

Título Original: The Spy Who Loved Me
Gênero: Aventura
Duração: 2 hr 5 min
Ano de Lançamento: 1977
Estúdio: United Artists / Eon / Danjaq Productions
Distribuidora: United Artists
Direção: Lewis Gilbert
Roteiro: Christopher Wood e Richard Mailbaum, baseado em livro de Ian Fleming
Produção: Albert R. Broccoli
Música: Marvin Hamlisch
Fotografia: Claude Renoir
Direção de Arte: Peter Lamont
Edição: John Glen

jbbr_pagina_elenco

Roger Moore (James Bond)
Barbara Bach (Major Anya Amasova)
Curd Jürgens (Carl Stromberg)
Richard Kiel (Jaws)
Caroline Munro (Naomi)
Walter Gotell (General Gogol)
Geoffrey Keen (Ministro da Defesa)
Bernard Lee (M)
George Baker (Capitão Benson)
Michael Billington (Sergei)
Olga Bisera (Felicca)
Desmond Llewelyn (Q)

 

jbbr_pagina_sinopse

Dois submarinos nucleares, um inglês e o outro soviético, desaparecem misteriosamente. Preocupado com o poderio bélico em mãos inimigas, o governo britânico convoca o agente James Bond para a missão de resgatar o seu submarino, enquanto em Moscou o alto comando soviético chama sua principal agente, Triplo-X, para a mesma função. Em busca de informações, os dois agentes vão se encontrar no Egito. Lá uma inédita cooperação anglo-soviética vai ter início, em que Bond e Triplo-X (cujo nome verdadeiro é Anya Amasova) perseguirão o magnata da indústria naval Carl Stromberg, um megalomaníaco que deseja construir seu império no oceano, transferindo toda a vida terrestre para dentro d’água.

Para colocar  seu projeto em prática,  ele quer começar destruindo duas das principais cidades  mundo, Nova York e Moscou, utilizando os mísseis dos nucleares roubados por ele. Apesar da parceria que move os dois agentes, o caráter de competição entre 007 e a agente soviética irá durar toda a missão, exceto na hora de enfrentar os inimigos, especialmente o tenebroso Jaws (Dentes de Aço), um troglodita com 2m20 de altura, além de uma força descomunal, uma bocarra capaz de morder até tubarões. Depois de driblarem muitos perigos no Egito, os dois viajam para a Sardenha, na Itália, onde terão a chance de conhecer o quartel-general marítimo de Stromberg. Enfrentando todas as dificuldades juntos, Bond e Triplo-X acabarão sendo muito mais que parceiros.

 

jbbr_pagina_curiosidades

  • Apesar de 007 – O Espião Que Me Amava ser oficialmente baseado em um livro de Ian Fleming, na verdade o autor apenas autorizou que fosse utilizado o mesmo título do seu livro. Deste modo, este o primeiro filme de James Bond totalmente original, cuja trama não baseada em nenhum livro do autor.
  • Primeiro filme da série filmado em Dolby Stereo.
  • Foi neste filme que pela primeira vez na cinessérie se falou o primeiro nome de “M”, chefe do MI6. Isto ocorre quando o General Gogol se refere a “M”, chamando-o de Myles.
  • Foi também em 007 – O Espião Que Me Amava que, pela primeira vez, “M” chamou James Bond pelo seu primeiro nome.
  • O ator Shane Rimmer, que em 007 – O Espião Que Me Amava fez um capitão de um submarino americano, atuou também em outros dois filmes da série James Bond: Com 007 Só Se Vive Duas Vezes (1967) e 007 – Os Diamantes São Eternos (1971).
  • O orçamento do filme foi de US$ 13,5 milhões. Desta quantia, US$ 1 milhão foi gasto na construção de um supertanque, que tinha a capacidade de 1,2 milhão de galões de água, feito especialmente para as cenas aquáticas do filme.
  • O diretor Stanley Kubrick participou das filmagens de 007 – O Espião Que Me Amava, ajudando na iluminação das cenas do super tanque.
  • Ao término dos créditos finais, aparece uma frase que diz o seguinte: “James Bond will return in For Your Eyes Only”, já anunciando o nome do filme seguinte de James Bond. Entretanto, devido ao enorme sucesso de “Guerra Nas Estrelas” e “Contatos Imediatos De Terceiro Grau” (1977), ambos lançados no mesmo ano de 007 – O Espião Que Me Amava, os produtores da série 007 resolveram por levar às telas 007 Contra o Foguete da Morte (1979), que tinha como estória uma aventura espacial, ao invés de 007 – Somente Para Seus Olhos, que foi o filme produzido logo depois.
  • Este é o 10º filme baseado no agente secreto britânico James Bond.

 

jbbr_pagina_fotos