007 – O Amanhã Nunca Morre



Título Original: Tomorrow Never Dies
Duração: 119 min
Ano de lançamento: 1997
Estúdio: United Artists / MGM
Distribuidora: United Artists / MGM / UIP
Direção: Roger Spotiswoode
Roteiro: Bruce Feirstein
Produção: Barbara Broccoli e Michael G. Wilson
Música: David Arnold
Fotografia: Robert Elswit
Direção de arte: Ken Court, Jonathan Lee , Giles Masters, Tony Reading e Stephen Scott
Edição: Michel Arcand e Dominique Fortin


Pierce Brosnan (James Bond)
Jonathan Pryce (Elliot Carver)
Michelle Yeoh (Wai Lin)
Teri Hatcher (Paris Carver)
Ricky Jay (Henry Gupta)
Götz Otto (Stamper)
Joe Don Baker (Jack Wade)
Vincent Schiavelli (Dr. Kaufman)
Judi Dench (M)
Desmond Llewelyn (Q)
Samantha Bond (Miss Moneypenny)
Colin Salmon (Charles Robinson)
Geoffrey Palmer (Almirante Roebuck)
Julian Fellowes (Ministro Da Defesa)
Terence Rigby (General Bukharin)
Cecile Thomsen (Professora Inga Bergstrom)

Um navio britânico é desviado para águas chinesas, onde será afundado, e seus marinheiros são metralhados no mar. Em retaliação, o Reino Unido se prepara para iniciar uma agressiva ação militar. O perigoso conflito entre os dois países pode envolver outras grandes potências e levar à eclosão da Terceira Guerra Mundial. Mais uma vez, o agente secreto britânico é chamado para investigar quem está por trás dos incidentes. James Bond tem 48 horas para impedir uma guerra. Em menos tempo que isso, ele chegará ao elo dos conflitos na China e ao vilão de toda a trama, o poderoso magnata da imprensa mundial, Elliot carver.

Ele é responsável por criar catástrofes no planeta, com a ajuda de um satélite, a fim de produzir manchetes quentes que nenhum outro concorrente terá. O vilão cruel e megalomaníaco quer dominar o mundo manipulando notícias. A nova aventura de James no cinema foi saudada pelo público e pela crítica como um filme de pura ação. Mais do que um mero conflito deideologias, o 18° filme do agente secreto é considerado o triunfo da tecnologia sobre o roteiro. A receita de 007 – O Amanhã Nunca Morre, o segundo que traz Pierce Brosnan no papel de 007, inclui armas superpoderosas, belas mulheres, cenas exóticas e duelos decisivos.

  • Martin Campbell, diretor do filme anterior, 007 Contra GoldenEye, foi convidado para dirigir 007 – O Amanhã Nunca Morre, porém não quis voltar declarando que não queria fazer dois filmes de 007 seguidos. Porém, em 2006 o diretor retornou para dirigir 007 – Cassino Royale, o filme de estréia de Daniel Craig no papel.
  • O roteiro do filme é creditado apenas a Bruce Feirstein, que fez o primeiro script e o texto final, após passar pelas mãos do diretor Roger Spottiswoode, de Nicholas Meyer, e outros sete roteiristas de Hollywood.
  • Sem nenhuma inspiração de qualquer livro de Ian Fleming, o roteiro do filme ficou pronto pouco antes do início das filmagens, principalmente porque um dos eventos que ele citava, a devolução de Hong Kong aos chineses, ocorreu em Janeiro de 1997.
  • O personagem de Elliot Carver é baseado em Robert Maxwell, barão da mídia britânico que também foi membro do Parlamento. A suposta causa mortis real de Maxwell foi usada no filme na história que “M” fabrica para a morte de Carver: “Caiu de seu iate”. Porém, a maioria dos críticos o considerou uma paródia ao australiano Rupert Murdoch, da News Corporation.
  • O título “Tomorrow Never Dies” é o primeiro sem ligação com Ian Fleming. O roteirista Bruce Feirstein se inspirou na canção dos Beatles “Tomorrow Never Knows”.
  • Inicialmente, o filme chamava-se “Tomorrow Never Lies”, que seria o slogan do jornal de Carver, Tomorrow. Um erro no fax enviado para a MGM transformou o título em Tomorrow Never Dies, que agradou tanto ao estúdio, que resolveram manter.
  • Michelle Yeoh inicialmente respondeu ao convite para trabalhar no filme dizendo que não servia para Bond Girl, mas sim para o papel de James Bond. A atriz fez praticamente todas as suas cenas, sem o auxílio de dublês.
  • Teri Hatcher estava grávida de 3 meses no início das filmagens, mas em entrevistas, disse que isso não a prejudicou. Mais tarde, a atriz disse se arrependeu do papel de Paris Carver, dizendo que era “tão artificial que não dava satisfação”.
  • A atriz italiana Monica Belluci foi considerada para o papel de Paris Carver, mas Pierce Brosnan em entrevista alegou que “os idiotas disseram não”.
  • O papel de Elliot Carver foi inicialmente oferecido a Anthony Hopkins.
  • As filmagens começaram em 18 de Janeiro de 1997, com a sequência pré-créditos nos Alpes franceses. Como os Estúdios Leavesden, criados para 007 Contra Goldeneye, estavam sendo usados por George Lucas para “Star Wars Episode I: The Phantom Menace”, outro parque industrial abandonado foi transformado em estúdio.
  • Uma das cenas de Bond e Paris em Hamburgo, foi filmada no mesmo clube de golfe usado em 007 Contra Goldfinger.
  • O governo vietnamita havia concordado com filmagens em Ho Chi Minh, mas mudou de ideia pouco antes do início das filmagens, forçando os produtores a filmarem as cenas do Vietnã na Tailândia. As cenas aquáticas foram feitas no mar tailandês, próximo a locações antes usadas em 007 Contra O Homem Com A Pistola De Ouro, e no México, no mesmo tanque construído para as filmagens de “Titanic”, no mesmo ano.
  • O diretor do filme disse que a produção queria cenas de ação com grandes novidades. Considerando que após a perseguição com um tanque em 007 Contra GoldenEye não poderia ter um veículo maior. Foi criada então a perseguição com uma motocicleta BMW pelas ruas de Saigon e cena de perseguição com Bond dirigindo seu BMW 750i pelo controle remoto do celular, pois assim não teria um motorista visível. A cena foi filmada em um estacionamento de um Shopping em Londres, embora o salto final foi gravado em Hamburgo, na Alemanha.
  • 007 – O Amanhã Nunca Morre é o 18º filme da série.