007 Contra Octopussy



Título original: Octopussy
Gênero: Aventura
Duração: 131 min
Ano de lançamento: 1983
Estúdio: United Artists / Danjaq Productions / Eon
Distribuidora: United Artists / MGM
Direção: John Glen
Roteiro: George MacDonald Fraser, Richard Maibaum e Michael G. Wilson, baseado em estórias de Ian Fleming
Produção: Albert R. Broccoli
Música: John Barry
Fotografia: Alan Hume
Direção de arte: Peter Lamont, John Fenner e Jack Stevens
Figurino: Emma Porteus
Edição: Peter Davies e Henry Richardson


Roger Moore (James Bond)
Maud Adams (Octopussy)
Louis Jordan (Kamal)
Kristina Wayborn (Magda)
Kabir Bedi (Gobinda)
Steven Berkoff (Orlov)
David Meyer (Gêmeo Um)
Tony Meyer (Grischa, Gêmeo Dois)
Desmond Llewelyn (Q)
Robert Brown (M)
Lois Maxwell (Miss Moneypenny)
Michaela Clavell (Penelope Smallbone)
Walter Gotell (Gogol)
Vijay Amritraj (Vijay)
Geoffrey Keen (Ministro de Defesa)
Andy Bradford (009)

Um palhaço foge e, em vez do sorriso, seu rosto demonstra medo. Atrás dele, um atirador de facas, que logo se revelará gêmeo de outro artista com a mesma perfeição macabra em atirar objetos cortantes. O palhaço logo será identificado: trata-se do agente 009, que, esfaqueado com um golpe nas costas, cai num rio e, mesmo ferido, consegue chegar ã residência do embaixador da Grã-Bretanha na Alemanha. Está prestes a morrer, mas consegue entregar-lhe um (falsificado) ovo Fabergé. A peça, de valor incalculável, é apenas o início da intrincada conexão envolvendo contrabando, mulheres, circo, elefantes e um paranóico general da então União Soviética que trama explodir uma bomba em Berlim. Com isso, pretende detonar a Terceira Guerra Mundial.

Entre jogos de gamão, palacetes e lençóis, Bond irá reencontrar Octopussy, filha de um ex-inimigo seu, que se dedica ao contrabando. Ela vive em uma fortaleza, cercada de seguidoras. A vilã não resiste ao charme de 007 e tentará ajudá-lo, mas entre eles há um sinistro príncipe afegão, Kamal Khan, que quer ver o agente e a contrabandista juntos…num caixão. Khan é auxiliado por Gobinda, que tem entre seus hobbies e prazeres terrestres a mania de se livrar dos inimigos do chefe. Os dois vilões trabalham também para o general Orlov. Para driblar a morte e impedir que a bomba seja explodida em Berlim, 007 terá todo o arsenal de “Q” e uma boa dose de sorte para escapar das armadilhas.

  • As atrizes Faye Dunaway e Sybil Danning foram cotadas para interpretar a personagem Octopussy, antes da escolha por Maud Adams para o papel.
  • Esta é a segunda vez em que a atriz Maud Adams aparece em um filme da série. Antes de 007 Contra Octopussy ela já havia aparecido (e morrido) em 007 Contra o Homem Com A Pistola de Ouro.
  • O ator Robert Brown aparece pela primeira vez como o personagem “M” em 007 Contra Octopussy.
  • Pela primeira vez o personagem “Q”, interpretado por Desmond Llewelyn, participa de forma ativa da trama na qual se envolve James Bond.
  • Quando James Bond consegue entortar as barras de metal da janela de seu cativeiro, após derramar ácido nelas, pode ser ouvida a música característica do personagem Super-Homem nos cinemas.
  • A canção-tema do filme chama-se “All Time High”, sendo a segunda vez desde 007 Contra O Satânico Dr. No em que o nome da canção-tema não é o mesmo do nome do filme, na série James Bond.
  • Ao término dos créditos finais é anunciado o nome do filme seguinte da série James Bond, “From A view To A Kill”. O filme seguinte da série, 007 – Na Mira Dos Assassinos, teve uma pequena mudança em seu nome original, que terminou sendo “A View To A Kill”.
  • É o 13º filme baseado no agente secreto James Bond.