jbbr_pageheader_03GF

jbbr_pageheader_trailer

jbbr_pageheader_ficha

Título Original: Goldfinger
Duração: 110 min
Lançamento: 17 de Setembro 1964
Direção: Guy Hamilton
Roteiro: Richard Mailbaum e Paul Dehl, baseado em livro de Ian Fleming
Produção: Albert R. Broccoli e Harry Saltzman
Música: John Barry
Fotografia: Ted Moore
Direção De Arte: Peter Murton
Edição: Peter R. Hunt

jbbr_pageheader_elenco

Sean Connery (James Bond)
Honor Blackman (Pussy Galore)
Gert Fröbe (Auric Goldfinger)
Shirley Eaton (Jill Masterson)
Tania Mallet (Tilly Masterson)
Harold Sakata (Oddjob)
Bernard Lee (M)
Martin Benson (Solo)
Cec Linder (Felix Leiter)
Austin Willis (Simmons)
Lois Maxwell (Miss Moneypenny)
Bill Nagy (Midnight)
Peter Cranwell (Johnny)
Desmond Llewelyn (Q)

jbbr_pageheader_sinopse

James Bond será encarregado pelo Serviço Secreto de Sua Majestade de viajar o magnata Auric Goldfinger, suspeito de contrabandear ouro em grandes quantidades. O agente iniciará sua missão em Miami, ali, eles serão apresentados e Bond irá conquistar Jill Masterson, secretária de Goldfinger. A ousadia provocará a morte de Jill de maneira trágica, por asfixia devido sua pele ter sido pintada de ouro. De volta à Europa, Bond começará nova perseguição. Lá, ele descobrirá um plano ousado, batizado de O Grande Golpe, cuja finalidade é inutilizar toda a reserva americana de ouro com uma bomba atômica.

Bond terá de impedir que isso aconteça. Capturado pelos homens de Goldfinger, 007 conhecerá Pussy Galore e as suas garotas que pilotam aviões, encarregadas de atacar o Fort Knox com o Delta-9, um gás paralistante. Refém de Goldfinger, Bond voa com Pussy para os Estados Unidos. O plano é explodir a bomba atômica no depósito de ouro, e junto com ela, James Bond. Para se livrar da morte e impedir que o ouro seja contaminado, o agente secreto irá enfrentar o fiel segurança de Goldfinger, Oddjob, dono de um chapéu mortal. Uma missão impossível, mas não para Bond.

jbbr_pageheader_cuirosidade

  • No livro de Ian Fleming em que 007 Contra Goldfinger foi baseado, a personagem Pussy Galore é lésbica, o que explica o modo frio como ela trata James Bond. Já no filme, nada foi dito explicitamente sobre a preferência sexual da personagem quando ela surge em cena.
  • Durante a sequência em que James Bond e Oddjob se enfrentam no Fort Knox, Sean Connery machucou as costas, o que atrasou as filmagens. Este acidente serviu ainda para que o próprio Sean Connery negociasse um contrato melhor para o próximo filme da série 007, alegando os riscos físicos que sofria devido ao personagem.
  • Como o ator Gert Fröbe, intérprete de Goldfinger, falava muito pouco da língua inglesa, ele foi dublado por outro ator, Michael Collins.
  • Para poder atuar em 007 Contra Goldfinger, a atriz Honor Blackman abriu mão de seu personagem Cathy Gale na série britânica “Os Vingadores”.
  • O diretor Garry Marshall, que mais tarde viria a dirigir os sucessos “Uma Linda Mulher” e “Noiva Em Fuga”, aparece como ator numa ponta em 007 Contra Goldfinger, interpretando um dos gângsters chamados por Goldfinger para conversar sobre o Projeto Grand Slam.
  • Pela primeira vez Bond usa seu carro Aston Martin.
  • 007 Contra Goldfinger é o terceiro filme baseado no agente secreto James Bond.

 jbbr_pageheader_fotos