Timothy Dalton

Timothy Peter Dalton (Colwyn Bay, 21 de março de 1946) é um ator britânico natural de Colwyn Bay no País De GalesTimothy Dalton ficou mundialmente conhecido após ter sido o 4º ator a interpretar o famoso agente secreto britânico James Bond, nos filmes 007 – Marcado Para A Morte e 007 – Permissão Para Matar.

Antes de se tornar Bond, Timothy Dalton já era um renomado ator dos teatros britânicos. Antes de ser contratado para assumir o papel do agente secreto, o ator já havia se oferecido para assumir o personagem quando Sean Connery recusou-se a fazer os filmes 007 – À Serviço Secreto De Sua Majestade e Com 007 Viva E Deixe Morrer, mas foi vetado pelos produtores, por ser jovem demais.

Quando Roger Moore se aposentou do papel aos 58 anos de idade, com o filme 007 – Na Mira Dos Assassinos de 1985, Pierce Brosnan foi convidado a fazer o papel, mas como estava cumprindo contrato com outras produções, não pode dar vida ao personagem naquela ocasião. Dalton então assumiu um contrato de três filmes, mas durante uma batalha judicial, pelos direitos da personagem James Bond, seu contrato para o terceiro filme expirou.

Descrente quanto à idéia de que viriam mais filmes do agente, o ator se envolveu em outros projetos. Em 1995, quando finalmente a produção de 007 Contra GoldenEye foi anunciada, Timothy Dalton disse que não faria mais o papel. Em compensação, sua carreira no teatro britânico continuou a subir.

É considerado por muitos fãs de 007, como o ator que trouxe um perfil mais realista ao agente secreto, por ser mais sombrio e mais sério, aproximando-se assim do que Ian Fleming havia criado, ao contrário da Era Moore que teve um ar mais cômico na década de 70 com os filmes de Roger Moore. Muitos dizem também que se Timothy Dalton tivesse feito mais um filme da série 007, sua carreira no cinema teria seguido um rumo melhor. Após o sucesso como Bond, o ator dividiu a carreira entre cinema, televisão e teatro, o que talvez justifique suas poucas aparições no cinema, desde que saiu do papel de Bond.

Recentemente, fez participações especiais nos seriados “Dr. Who” e“Chuck”, deu voz ao personagem Mr. Pricklepants no terceiro filme da série “Toy Story”, além de ter interpretado o Inspetor Jones no filme “O Turista”. Em 2012, também emprestou sua voz para o personagem Lord Milori na animação“Tinker Bell: O Segredo das Fadas”.

Em maio de 2014, estreou na TV americana no papel de Sir Malcom na série de terror “Penny Dreadful” ao lado de Eva Green, a Vesper Lynd de 007 – Cassino Royale. A série foi criada por Sam Mendes e John Logan, diretor e roteirista de 007 – Operação Skyfall, respectivamente.