Richard Kiel, lendário vilão “Jaws”, morre aos 74 anos.

Obituário Por set 11, 2014 Sem Comentários

A quarta-feira, 10 de setembro, acabou mais triste. O ator americano Richard Kiel, conhecido por ter dado vida a um dos mais icônicos personagens do cinema, o vilão Jaws (ou “dentes-de-aço” no Brasil), morreu aos 74 anos. Kiel quebrou a perna na semana passada e estava internado em Fresno, na Califórnia.

Com seus 2.18 metros de altura, Richard Kiel atuou nos filmes 007 – O Espião que Me Amava em 1977 e em 007 Contra o Foguete da Morte de 1979, ambos estrelados por Roger Moore. Nesse último, o Rio de Janeiro é cenário da sequência em que Jaws arrebenta com os dentes, o cabo do bondinho do Pão de Açúcar.

O personagem também quase apareceu em 007 – Somente Para Seus Olhos. Planos iniciais eram de trazer novamente o personagem a trama, onde casaria com a personagem Dolly, do filme anterior. Entretanto, devido a mudanças na produção e um desejo de fazer o próximo filme mais sério, os produtores decidiram deixar Jaws de fora.

Antes do lendário papel na franquia, Kiel já havia feito um papel similar em dentes de metal em “O Expresso de Chicago”, em 1976. Outro papel de destaque do ator foi em “Um Maluco no Golfe” de 1996, comédia estrelada por Adam Sandler.

Na TV, fez vilões nas séries “The Man From U.N.C.L.E.”, “The Wild Wild West” e “Kolchak: The Night Stalker”. Além disso, chegou a fazer testes para interpretar Hulk na famosa série de TV da década de 1970.

Sempre presente em eventos de James Bond ao redor do mundo, Richard Kiel também apareceu em diversos jogos eletrônicos e até em desenho animado.

Na década de 90, Jaws apareceu no desenho “James Bond Jr.” como membro da organização SCUM. Nos games, esteve presente no clássico “GoldenEye 007” de 1997 do Nintendo 64, tanto no single-player, na fase Aztec Complex, quanto no Multiplayer. Já em 2004, foi um dos capangas do vilão Nikolai Diavolo no jogo “Everything Or Nothing”. Em “Nightfire”, “GoldenEye 007” do Wii, “GoldenEye 007: Reloaded” e “007 Legends”, também aparece como personagem do modo Multiplayer.

Mais recentemente, dublou o personagem Vlad na versão original da animação “Enrolados”, da Disney.  █

Sem Comentários

Deixe uma resposta

Translate »