Aston Martin lança o seu novo modelo, o "Virage".

Últimas Notícias Por jun 09, 2011 2 Comentários

A Aston Martin está lançando mais um modelo, o Aston Martin Virage. O nome foi utilizado pela primeira vez pela marca inglesa em 1988, para identificar um coupê com motor 5.4 V8, e marcou uma mudança decisiva na sua história, já que foi o primeiro automóvel totalmente novo lançado pela Aston Martin em mais de 20 anos. A marca é conhecida mundialmente por ter seus carros usados por James Bond, nos filmes do agente secreto 007.

O paralelismo entre as duas criações se resume apenas à identificação comercial. Isto porque o novo Virage, que desde o lançamento está disponível em versão coupê e Volante, termo pelo qual são conhecidos os conversíveis da marca, está longe de ser uma proposta completamente nova. Afinal herda o melhor dos dois modelos entre os quais se posiciona na gama da Aston Martin, o DB9 e o DBS, modelo este usado por James Bond nos últimos filmes 007 – Cassino Royale e 007 – Quantum Of Solace. O Virage procura sintetizar as principais características de ambos, o luxo e o requinte do primeiro com a performance e postura mais esportiva do segundo. O que não é nada criticável.

Independentemente dos seus atributos técnicos, se existe algo que caracteriza qualquer Aston Martin da nova geração é o apelo visual. Ninguém fica indiferente à beleza das suas linhas. E o novo Virage não foge à regra. O modelo faz uso dos principais elementos estilísticos da marca e exibe um visual mais musculoso e agressivo do que o do DB9, mas não tão extremo quanto o do DBS.

A semelhança é tanta entre os atuais veículos da marca que, para muitos, Marek Reichman, responsável pelo design da Aston Martin, tem apenas retocado o conceito original nos últimos anos. Mesmo assim o resultado final é louvável. Entre os detalhes exclusivos, estão a grade dianteira em alumínio inspirada na do superesportivo One-77, os novos pára-choques, as saídas de ar no capô semelhantes às do DBS, os para-lamas dianteiros de generosas dimensões, os faróis, lanternas e detalhes laterais iluminados por leds, o difusor traseiro e as rodas de 20 polegadas com cinco raios.

O interior também é similar ao de outros modelos da Aston Martin. Isso significa que o luxo e o requinte estão presentes e que os materiais e acabamentos deslumbram, só à cabine são dedicadas 70 horas de trabalho artesanal, em um total de 200 horas para cada Virage construído. No coupê, a configuração 2+2 tem porta-malas de 184 litros. E como novidade foi incluído um novo sistema de navegação totalmente integrado, com tela de 6,5 polegadas. Confira abaixo a galeria de fotos do carro:

Por se situar entre DB9 e DBS, o Virage faz uso não só da mesma plataforma com 2,74 m de entre-eixos, mas também do conhecido V12 de 6.0 litros, que nesse caso oferece 497 cv, ou seja, 20 cv a mais do que no DB9 e 20 cv a menos do que no DBS. A transmissão às rodas traseiras é feita através de um eixo em carbono, sendo a caixa automática de seis velocidades Touchtronic 2 de origem ZF.

A suspensão dispõe de um novo sistema de amortecimento ativo, ADS, que conta com cinco níveis de firmeza, escolhido automaticamente em cada um dos modos de funcionamento selecionáveis pelo condutor: Normal e Sport. Este último garante uma resposta mais rápida do acelerador; passagens de marcha mais velozes e uma sonoridade de motor mais esportiva. Entre outros atributos técnicos relevantes, estão os freios em carbono-cerâmica 12,5 kg mais leves do que os tradicionais e o controle eletrônico de estabilidade com três modos, especificamente calibrado para este modelo.

Se no desenho o Virage fica exatamente entre o DBS e o DB9, no desempenho dinâmico ele está mais próximo do modelo esportivo. A suspensão firme, mesmo na configuração mais macia, é apenas um dos elementos que confirmam isso. Com o modo Normal selecionado, o motor responde de forma rápida, mas com suavidade, e emite um som envolvente. Já a transmissão é mais convincente quando utilizada no modo manual para evitar trocas mais bruscas.

Ao se optar pelo modo Sport, fica evidente que tanto o V12 como o câmbio se tornam mais reativos, ao mesmo tempo em que o propulsor ruge mais forte, incentivando o condutor a abusar do Virage. Com quase 500 cv sob o pé direito, é fácil imaginar a simplicidade com que se chega aos 300 km/h, ou que se cumpre o 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos.

O comportamento do modelo é tradicional aos Aston Martin da atualidade, garantindo um prazer de condução absoluto, tal a eficácia demonstrada. Com o controle de estabilidade desligado, é necessário ter alguns cuidados com o acelerador para que as saídas de traseira não ponham em risco a integridade do veículo e dos ocupantes.

O novo Virage é mais uma acertada medida na hábil estratégia de marketing da Aston Martin, por ser capaz de seduzir os que pretendem algo mais do que um ‘mero’ DB9. Agora a Aston Martin usufrui de uma gama completa de modelos com apenas uma plataforma e dois motores. █

2 Comentários

  1. Alex Dinho HD disse:

    auuuuuuuu meu carro!

  2. enrimaLayeway disse:

    Tres intiresno, gracias

Deixe uma resposta

Translate »