Título original: For Your Eyes Only
Gênero: Aventura
Duração: 127 min
Ano de lançamento: 1981
Estúdio: United Artists / Eon / Danjaq Productions
Distribuidora: United Artists
Direção: John Glen
Roteiro: Michael G. Wilson e Richard Mailbaum, baseado em conto de Ian Fleming
Produção: Albert R. Broccoli
Música: Bill Conti
Fotografia: Alan Hume
Direção de arte: John Fenner
Figurino: Elizabeth Waller
Edição: John Grover

Roger Moore (James Bond)
Carole Bouquet (Melina Havelock)
Topol (Milos Colombo)
Lynn-Holly Johnson (Bibi)
Julian Glover (Aristotle Kristatos)
Cassandra Harris (Lisl)
Jill Bennett (Brink)
Michael Gothard (Emil Locque)
John Wyman (Eric Kriegler)
Jack Hedley (Havelock)
Lois Maxwell (Moneypenny)
Desmond Llewelyn (Q)
Geoffrey Keen (Ministro da Defesa)
Walter Gotell (General Gogol)
James Villiers (Tanner)

Neste 12° filme da série e quinto com Roger Moore, James Bond continua salvando a velha Inglaterra e o mundo das mãos dos Russos. Um navio espião inglês, dotado de um poderoso dispositivo secreto, o A.T.A.C. (Automatic Targeting Attack Communicator), capaz de orientar o lançamento de mísseis nucleares da frota de submarinos britânicos Polaris, é misteriosamente atacado e vai para o fundo do mar Jônico, na costa da Albânia. Para localizá-lo e evitar que o dispositivo caia em mãos erradas, o governo Britânico pede ajuda a um renomado arqueólogo grego. A ex-União Soviética sabe do acidente com o navio inglês e passa a cobiçar o equipamento, que deve estar no fundo do mar. Antes que o cientista faça algo, ele e sua esposa são assassinados, deixando viva a belíssima filha, Melina (Carole Bouquet). Bond é enviado para resgatar o A.T.A.C. a qualquer custo e acaba unindo forças com Melina, que busca vingança.

Apesar das poucas pistas, o agente vai juntando os pedaços e descobre que o mentor de todo o plano é o inescrupuloso contrabandista e traficante de armas e drogas Aris Kristatos (Julian Glover). Disposto a chegar ao navio afundado antes de 007, o vilão tenta eliminá-lo de todas as formas: desde perseguições fanáticas pelas pistas de esqui na neve até afogá-lo no mar grego infestado de tubarões. O agente britânico vai se safando e acaba atraindo outro aliado, Milos Columbo (Topol), desafeto de Kristatos, que o ajuda a desbaratar a quadrilha.

  •  007 – Somente Para Seus Olhos foi o 1º filme da série 007 baseado em um conto de Ian Fleming, ao invés de um livro do autor.
  • Inicialmente Roger Moore havia declarado que estaria relutante em atuar novamente como James Bond em um novo filme da série. O ator acertou sua participação apenas após uma nova negociação com os produtores da série, que incluiu um novo salário, de valor não-revelado.
  • Para evitar conflitos de continuidade entre os filmes interpretados pelos vários atores que fizeram James Bond ao longo dos anos, os roteiristas incluíram uma cena em que Bond visitava o túmulo de sua esposa assassinada, fato que aconteceu em 007 – À Serviço Secreto De Sua Majestade (1969).
  • Bernard Lee, que interpretou “M” nos 11 filmes anteriores da série 007, faleceu durante sua preparação para o papel. Como forma de homenagear o ator, o produtor Albert R. Broccoli decidiu por não substituir o ator e retirar “M” do filme, colocando no roteiro do filme a explicação de que “M” estava viajando durante os acontecimentos do filme e por isso não aparecia.
  • Cassandra Harris, que interpreta Lisl, era na época das filmagens esposa do ator Pierce Brosnan, que tempos depois viria a se tornar o intérprete do agente secreto James Bond.
  • É o 12º filme baseado no agente secreto britânico James Bond.