Título original: The Man with the Golden Gun
Ano de lançamento: 1974
Estúdio: Danjaq Productions / Eon
Distribuidora: MGM / United Artists
Direção: Guy Hamilton
Roteiro: Richard Maibaum e Tom Makiewicz, baseado em livro de Ian Fleming
Produção: Albert R. Broccoli e Harry Saltzman
Música: John Barry
Fotografia: Ted Moore e Oswald Morris
Direção de arte: John Graysmark e Peter Lamont
Edição: Raymond Poulton e John Shirley

Roger Moore (James Bond)
Christopher Lee (Francisco Scaramanga)
Britt Ekland (Mary Goodnight)
Maud Adams (Andrea Anders)
Hervé Villecheize (Nick Nack)
Clifton James (J.W. Pepper)
Richard Loo (Hai Fat)
Soon-Tek Oh (Hip)
Lois Maxwell (Miss Moneypenny)
Bernard Lee (M) Marne Maitland (Lazar)
Desmond Llewelyn (Q)

Uma bala dourada, calibre 4.2 especial, com a inscrição 007 chega à sede do Serviço Secreto Britânico. Suspeita-se que o mandante seja Francisco Scaramanga, assassino profissional que desde os 15 anos tem como marca registrada o uso de uma pistola de ouro.

Com a ameaça feita a seu principal funcionário, “M” sugere a Bond que tire férias, e até cogita demití-lo. O agente sabe que a chance de ser morto é grande e que tem apenas uma alternativa para virar o jogo a seu favor: encontrar antes o vilão. As únicas pistas são uma dançarina do ventre, ex-namorada de 002, morto por Scaramanga, e um armeiro português de nome Lazar residente em Macau. Bond vai ao seu encontro e o coage para descobrir quem é o cliente das balas preparadas pelo armeiro: uma linda e misteriosa mulher, que ele segue até Hong Kong.

Com a ajuda pouco eficiente da trapalhada agente Mary Goodnight, 007 descobre que seguia a própria amante de Scaramanga, Andrea Anders. Com um pouco de violência, arranca dela informações sobre o vilão e tenta encontrá-lo na boate “Bottoms Up”. Lá, ele assiste ao assassinato de um cientista,responsável pelo projeto do Solex, aparelho que converte energia solar em eletricidade, o que pode resolver o problema energético mundial. O agente do MI6 percebe então que caiu numa cilada e que o intuito do vilão era matar o criador do Solex e ficar com a invenção. Com ela em mãos, o principal objetivo de Scaramanga será matar seu admirado oponente, James Bond.

  • O personagem Francisco Scaramanga, inimigo principal de James Bond em 007 Contra o Homem Com A Pistola de Ouro, fora inicialmente oferecido ao ator Jack Palance, que recusou o papel.
  • A atriz Britt Eckland fora inicialmente contratada para interpretar a amante do vilão Francisco Scaramanga. Porém, o diretor Guy Hamilton decidiu convidá-la para interpretar Mary Goodnight, principal papel feminino do filme, após vê-la de biquini.
  • O personagem J.W. Pepper pode ser visto em outro filme da série James Bond, Com 007 Viva E Deixe Morrer, onde aparece como um xerife da Louisiana. Em 007 Contra o Homem Com A Pistola de Ouro Pepper aparece em férias na Tailândia, onde se encontra com James Bond, que está no local procura de Francisco Scaramanga.
  • O álbum “Muscle Of love” de Alice Cooper  contém uma música chamada “Man with the golden gun”. A versão em cd deste disco, lançada anos depois, contém pedidos da banda para que esta fosse a música-tema do filme, o que não foi aceito pelos produtores do filme na época em que ele estava sendo rodado.
  • Primeiro de James Bond a ser exibido na Rússia.
  • Último filme que contou com a participação do produtor Harry Saltzman que, devido a diferenças criativas com Albert R. Broccoli, resolveu por vender seus 50% na fraquia James Bond para a United Artists.
  • 007 Contra o Homem Com A Pistola de Ouro é 9º filme baseado no agente secreto James Bond.